O Governador João Doria anunciou ontem (4) a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado por pessoas que circularem em espaços públicos, a partir de quinta-feira (7). A medida
será publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (5) e está alinhada com as ações do Governo de São Paulo para frear o ritmo de contaminação da COVID-19.“Já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda a população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito", afirmou Doria.
O prefeito de Guaíra, José Eduardo Coscrato Lelis, disse que o município segue as regras do Estado. “Se o governador mandar colocar máscara, obedeceremos dentro das regras que foram impostas e vamos cumprir. Na rua, as pessoas terão que se precaver, dentro de casa, cada um toma suas atitudes.”
O Chefe do Executivo relembra que a cidade já está se prevenindo com ações colocadas em prática desde março. “Em Guaíra, já havíamos determinado o uso de máscara para todo o comércio e estabelecimentos que estejam atendendo a população de alguma maneira.
Funcionários e empresários devem usar o material, além de outras precauções, como disponibilização de dispensador de álcool gel 70%; adoção de medidas rigorosas de limpeza de locais de uso comum, como refeitórios e banheiros, e que evite, no caso de refeitórios, o uso compartilhado de talheres; e distância mínima de dois metros entre todas as pessoas”, adicionou.
A regulamentação do uso obrigatório em todo o município, não só aos estabelecimentos, caberá à prefeitura, que definirá a fiscalização e a aplicação de penalidades a quem desobedecer a medida.
Apesar de haver um caso confirmado na cidade, conforme boletim municipal de Combate ao Coronavírus (COVID-19), o prefeito pede para que as pessoas fiquem atentas. “Vamos nos
prevenir e manter nosso distanciamento social seguindo as orientações do governo estadual, ministério da saúde e também da secretaria municipal de saúde”, finaliza.