
“O estado mais turístico do Brasil, São Paulo, é também o estado com as cidades mais arborizadas do país, o que acrescenta qualidade de vida para quem mora e quem visita”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). “O resultado revela uma estratégia de crescimento sustentável com ganhos de hospitalidade para toda a cadeia do turismo”, diz. As cidades de Sertãozinho, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jaú, Araraquara e Marília são Municípios de Interesse Turístico (MITs).
São Paulo tem quase um terço de sua área total coberta por Mata Atlântica, com uma das maiores biodiversidades do país, turismo rural pujante e uma infraestrutura cada vez mais preparada para receber o visitante. O turismo de lazer é, hoje, responsável por quase metade (49%) das viagens realizadas por turistas que visitam SP, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV/Aviesp.
A presença de vegetação no coração das cidades ainda melhora a qualidade do ar, impede a formação de ilhas de calor, o que ajuda a preservar a biodiversidade e equilibrar o ecossistema local. De acordo com a pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, 74% dos brasileiros vivem em ruas arborizadas. Significa que quase 115 milhões de brasileiros moram em ruas com ao menos uma árvore, de acordo com a pesquisa.

