Com o intermédio do deputado federal Arnaldo Jardim, lideranças de Guaíra e Morro Agudo estão solicitando ao governo estadual o asfaltamento de 22 quilômetros da Vicinal MAG/080, que liga os dois municípios, em um investimento de R$ 44 milhões.
Ao lado dos prefeitos Vinicius Cruz e Edvaldo Morais, Arnaldo acompanha o pedido feito ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Estamos trabalhando para um grande passo para melhorar o trânsito entre os municípios de Guaíra e Morro Agudo. O investimento será de aproximadamente R$ 44 milhões!” diz Jardim.
A pavimentação vai encurtar em nada menos do que 35 quilômetros o caminho entre as duas cidades. “Isso garante melhor tráfego de veículos, mais condições de escoamento da produção agropecuária e de transporte escolar. Além de muito mais qualidade de vida para a população dos dois municípios”, completa.
Programa Novas Estradas Vicinais
As lideranças tentam incluir a vicinal MAG/080 no programa Novas Estradas Vicinais, anunciado neste ano pelo governador João Dória, que inclusive irá beneficiar Guaíra em sua primeira fase, com a GRA-030: ligação da SP 425 à SP-345, em uma extensão total de 15,4 kms.
A manutenção e recuperação de estradas vicinais são de responsabilidade dos municípios, no entanto, o Estado auxilia as prefeituras e anuncia um amplo programa de melhoria para manterem suas vicinais. O Governo de São Paulo iniciou a contratação das duas primeiras fases do programa Novas Estradas Vicinais, que irá recuperar e modernizar mais de 1.500 km de estradas.
A iniciativa prevê obras para recuperação da pista, pavimentação de estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem. “O programa é um marco para os municípios, que têm dificuldade na manutenção dessas estradas tão importantes. As obras vão gerar empregos e quando ficarem prontas trarão ainda mais desenvolvimento para as regiões”, afirma o Vice-Governador Rodrigo Garcia, que também é Secretário de Governo.
“As vicinais têm papel relevante para a logística do Estado, elas colaboram para o escoamento agrícola e industrial e dão acesso às regiões turísticas. O transporte ganhará agilidade e segurança em todas as regiões, desenvolvendo as economias regionais”, destaca o Secretário estadual de desenvolvimento regional Marco Vinholi.