Estado inicia em agosto vacinação contra a covid-19 de pessoas de 45 a 54 anos

Guaíra realiza hoje (28) a imunização do último grupo de comorbidades do cronograma da campanha

Saúde
Guaíra, 28 de maio de 2021 - 14h05

O governo estadual projetou para agosto o início da vacinação contra a COVID-19 das pessoas de 45 a 54 anos. Para isso, o Estado de São Paulo dependerá da efetividade do envio de quantitativos de vacina pelo Ministério da Saúde.

“No período de 2 a 16 de agosto, serão vacinadas as pessoas entre 50 e 54 anos. E, a partir do dia 17 de agosto, começaremos a vacinação das pessoas entre 45 e 49 anos, um público total de 3,6 milhões de pessoas”, disse o governador Doria.

A Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde mais doses de vacinas para completar a imunização deste novo público-alvo.

 

HOJE, VACINA PARA PESSOAS DE 45 ANOS COM COMORBIDADES E BPC

 

Em Guaíra, a vacinação de hoje, 28 de maio, acontece para as pessoas com 45 anos com comorbidades e BPC. Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, relatórios, exames ou laudo médico. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

Lembrando que as pessoas devem manter um intervalo de 14 dias entre a vacina contra Influenza e demais vacinas do Calendário Vacinal. Como já estabelecido, a vacinação contra Covid é feita a partir das 7h nas Unidades de Saúde da Família do município e a da gripe a partir das 13h.

Para vacinação de pessoas com comorbidades: documento com foto; exame que comprove a comorbidade; relatório, declaração ou laudo médico  e descrição da doença.

Para vacinação de pessoas com deficiência grave: comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A secretaria de saúde informa que não serão aceitas receitas como comprovante de comorbidade. “Para dar mais transparência ao processo de vacinação, o município optou, dentro de suas prerrogativas, por NÃO incluir a receita médica como comprovante.”

O setor municipal faz algumas exigências para questões de hipertensão e obesidade. 

 

ALTERAÇÃO PARA 2ª DOSE PÚBLICO DE 80 A 84 ANOS

 

O município depende do envio das doses de imunizantes por parte do Ministério da Saúde para estar cumprindo com o cronograma de vacinação. Estava previsto, para a última semana, a segunda dose do público de 80 a 84 anos, no entanto, houve alteração nesse calendário em virtude do envio das vacinas para este público.

 

2ª dose idoso de 80 a 84 anos:

01/06 – terça – 83 a 84 anos;

02/06 – quarta – 80 a 82 anos.

 

É obrigatória a apresentação do comprovante da primeira dose e um documento com foto. A secretaria de saúde  solicita  para que as pessoas do público-alvo evitem aglomerações nas unidades de saúde para evitar a disseminação do coronavírus e use máscaras.

 

CADASTRO NO VACINAJÁ AGILIZA ATENDIMENTO

 

Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br). O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O cadastramento online não é obrigatório, mas facilita a rotina das equipes da saúde e dos pacientes.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente