Trata-se do Projeto Basquete.com. Os uniformes para os alunos participantes do Projeto foram entregues na tarde do dia 20 de junho nos núcleos do IORM nesses municípios. A aula inicial contou com as participações do diretor Executivo e um dos fundadores do Instituto ASPA, João Marcelo; da supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, e também coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês de Carvalho e o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli e em Orlândia, receberam o Secretário Municipal de Esportes, Paulo Viana e o assessor Celton Pelizaro, em Guaíra, a Diretora de Esporte, Rúbia Domiciano.
O projeto está com inscrições abertas para receber novos alunos. Os interessados devem se apresentar no horário das aulas, acompanhado de um responsável nas quadras onde o projeto acontece.
As aulas são oferecidas duas vezes por semana e são oferecidas nas quadras esportivas dos núcleos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, e também nas quadras da EMEB Maurício Leite de Moraes em Orlândia, e no Centro Poliesportivo Ramize Elias, em Guaíra. Para participar, é preciso que os alunos estejam matriculados na rede oficial de ensino e frequentem a escola regularmente.
O Projeto Basquete.com, com destinação de incentivo fiscal do Grupo Colorado via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria Estadual de São Paulo e parceria com o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e as Secretarias Municipais de Esporte e Educação das Prefeituras e da Emeb Maurício Leite de Moraes.
“É muito mais que basquete!”. Este é o lema do Instituto ASPA, responsável pelo Projeto. E é, justamente a conexão entre esporte e cidadania que aproxima o Aspa e o IORM. “É enorme a importância da prática esportiva para a formação de crianças, adolescentes e jovens. O esporte socializa, promove o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos, forma o senso de disciplina, que são dimensões indispensáveis para a cidadania. Por isso, antes de atletas, nossa expectativa é de que o Projeto contribua para a formação de cidadãos”, destacou a coordenadora do Conselho do IORM, durante o lançamento do Projeto.
Inscrições
O Projeto é desenvolvido pelo Instituto ASPA, entidade com mais de 24 anos de história no tradicional basquetebol na cidade de Franca. Atualmente, vem ampliando seus horizontes e desenvolvendo projetos sociais com aulas gratuitas da modalidade também em outras cidades do Estado de São Paulo, em Minas Gerais e Santa Catarina.
Os alunos contam com equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e pedagoga, educador físico e estagiário. As aulas oferecem conteúdos que vão muito além do esporte, com temas transversais a cada mês, que são trabalhados durante as aulas, em atividades extras e palestras com convidados.
Em cada cidade foram oferecidas 100 vagas e, mesmo com um número expressivo de inscritos em cada cidade, os alunos de ambos os sexos que se interessarem em participar, ainda contam com vagas disponíveis. Para se inscreverem, basta comparecer acompanhado de um responsável no horário das aulas, nos locais informados.



