A população guairense aguarda, há anos, a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto, que teve sua obra iniciada ainda no governo petista do ex-prefeito Sérgio de Mello. Desde então, foi confirmada a sua finalização algumas vezes, o que na verdade não ocorreu.
Agora, a prefeitura afirma que está próximo o início de funcionamento da ETE. De acordo com o governo municipal, a interligação da rede de esgoto com a nova estação de tratamento começa nos próximos dias. “O prefeito Edvaldo Morais já assinou a aguardada ordem de serviço. Após processo licitatório, a vencedora do certame foi a empresa guairense Brasil Rondon Construções Ltda. O custo da obra é de 61.455,67”, disse o Executivo.
No último dia 11, o secretário de Infraestrutura e Obras, Fernando Rocha, reuniu-se com representantes da empresa para definir o cronograma do trabalho. “O prazo para conclusão das interligações é de 90 dias, mas a expectativa é de que a mesma seja concluída em 60 dias. As interligações e a autorização dada pela CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, colocará a nova Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento definitivo”, garantiu a prefeitura.
Apesar de não estar com sua rede de energia elétrica ligada, já que equipamentos foram furtados há meses e até hoje não foram repostos, Fernando Rocha alega que não será necessário para o funcionamento da ETE. Segundo ele, a estação trabalhará no sistema de “fluxo ascendente”, ou seja, “os detritos debaixo empurram os de cima, impulsionando os reatores, fazendo o tratamento do esgoto, sendo desnecessária a utilização de energia elétrica”.