Sabe-se que é responsabilidade do governo estadual o envio de imunizantes contra a covid-19 ao município. Porém, Guaíra é uma das únicas cidades da região que não está conseguindo atender os públicos-alvos do cronograma de vacinação nos últimos dias.
Segundo a prefeitura, o Governo do Estado de São Paulo é responsável pela distribuição das doses, por meio do Plano Nacional de Imunização. “As doses são enviadas para a DRS, Diretoria Regional de Saúde de Barretos. É o governo do Estado que determina quantas doses são enviadas para cada cidade. Questionamentos também sobre o assunto podem ser encaminhadas para a DRS Barretos. No entanto, a recomendação é para que seja feito o cadastro de espera para que mais doses possam ser solicitadas, uma vez que o município não pode usar as doses de um determinado público para atender a outro. Tanto que a Secretaria vem insistindo para que a população faça o pré cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br, para que o Governo do Estado tenha o número real da demanda por vacinas e assim possa encaminhar mais doses para o município”, respondeu o Executivo municipal.
Nesta semana, as pessoas estão madrugando nas filas dos postos de saúde para conseguirem receber o imunizante. Entretanto, no momento da abertura da USF, às 7h, a quantidade de doses não consegue atender a todos, muito menos aqueles que chegam no horário correto da sua idade, às 9h. Isso tem causado transtornos em algumas unidades e a Polícia Militar chegou a ser chamada para evitar possíveis agressões aos agentes de saúde, já que estes profissionais têm sofrido represálias ao tentar explicar para as pessoas que não há mais doses.