

Para isso, a Funap conta com o Programa de Comercialização de Produtos e Serviços de Ressocialização. A produção é de artigos têxteis, móveis corporativos e móveis escolares novos e reformados. Além disso, o programa também oferece alocação de mão de carcerária a organizações públicas e privadas. Uma das vantagens é que a aquisição de produtos e serviços da Funap dispensa licitação, o que deixa o processo mais barato e rápido.
A Funap faz o intermédio de um total de 761 contratos de alocação de mão de obra. São 113 órgãos públicos, que incluem prefeituras, secretarias e câmaras municipais. Toda a produção ocorre no ambiente carcerário e é feita por sentenciados. Com isso, o programa contribui para a ressocialização de presos por meio da capacitação, trabalho e renda.
Produtos da Funap
Prefeituras podem contar com uniformes escolares por meio da parceria com a Funap. Os produtos também incluem mobiliário escolar, como carteiras escolares ergonômicas e acessíveis a pessoas com deficiência. As unidades municipais podem enviar conjuntos danificados para a Funap, que os reforma após avaliação. Com isso, as escolas podem economizar quase 60% em relação à compra de mobiliário novo.
O mobiliário escolar novo produzido pela Funap segue todas as normas técnicas do Fundo para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e possui certificação Inmetro que atesta qualidade e excelência.
A Funap produz móveis de qualidade e presta serviços de zeladoria em escolas há quase 50 anos.
Além disso, as pessoas privadas de liberdade também ajudam no abastecimento de Guardas Civis Municipais (GCMs) com uniformes. A vestimenta inclui brasões e insígnias, gandola, calça, jaqueta e camisa.
Os municípios também podem contratar mão de obra de pessoas privadas de liberdade sem necessidade de licitação. Prefeituras podem usá-la em serviços de zeladoria, por exemplo. A Funap possibilita ainda a contratação de mão de obra prisional para empresas privadas.
Vantagens para municípios
A fundação promove dignidade e oportunidades para pessoas privadas de liberdade, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico das cidades atendidas. Os contratos de alocação de mão de obra da Funap possibilitam o trabalho de mais de 20 mil pessoas mensalmente, em média.
Como estabelece a Lei de Execução Penal, as pessoas privadas de liberdade que trabalham nos contratos intermediados pela Funap são remuneradas. Além disso, também podem receber remição de pena. A cada três dias trabalhados, um dia pode ser reduzido da pena.
A capacitação e trabalho do reeducando estão previstos no Programa de Metas e no Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo.
Para saber mais, é preciso enviar e-mail para comercial@funap.sp.gov.br, telefone (11) 3150-1010.

