Funcionamento da ETE depende da finalização das obras de interligação da rede de esgoto

Para que possa operar e tratar 100% do esgoto da cidade, a Estação de Tratamento de Esgoto precisa estar interligada com a rede; para isso, abertura de envelopes deve mostrar hoje (16) quem será a empresa responsável pelo serviço

Cidade
Guaíra, 16 de julho de 2021 - 09h13

Com o anúncio da licença da CETESB para a Estação de Tratamento de Esgoto de Guaíra, feito nesta semana, surgiram alguns questionamentos por parte da população se a unidade já estaria em funcionamento.

Em esclarecimento, a secretaria municipal de obras diz que a ETE ainda não está operando, já que é necessário estar interligada a toda a rede de esgoto para o tratamento.

Para essa interligação será necessário uma obra orçada no valor de R$ 61.524,07, podendo ficar abaixo disso dependendo dos descontos oferecidos pelas empresas participantes da disputa.

A licitação para este serviço está em andamento e, hoje, dia 16, ocorrerá a abertura dos envelopes com as propostas orçamentárias de cada participante. 

O governo municipal explica que essas obras não interferiram no licenciamento da Estação pela CETESB, o que também não quer dizer que a ETE está tratando o esgoto da cidade. 

 

Ainda não acabou

Além da licitação da interligação, a prefeitura também está licitando empresa para a conclusão da estrutura da Estação de Tratamento e Esgoto, o que ainda não ocorreu, desde o mandato anterior.

Segundo a administração pública, é preciso instalar a geomembrana. “Realmente, a licitação para instalação da membrana geotêxtil ainda está em andamento, mas a ausência dessa membrana não interfere no funcionamento da ETE, pois é usada apenas para retenção do gás proveniente da decomposição de dejetos, que será eliminado em quantidade expressiva após, pelo menos, 180 dias da entrada em funcionamento total da estação. A licitação para conclusão da ETE, ou seja, para instalação da geomembrana, ainda está em curso”, disse o governo.

Dessa maneira, somente será retomada a finalização da ETE, assim que for concluído o processo licitatório e a Estação funcionará apenas quando as obras de interligação forem concluídas. “Uma situação depende da outra”, finaliza a prefeitura em resposta aos questionamentos do jornal O Guaíra. 

 

NADA FUNCIONA

Apesar de o atual governo dizer que falta apenas a interligação para o funcionamento da unidade, o vereador José Neto Pugliesi, em visita ao local na tarde de ontem (15), confirmou que não há sequer energia elétrica na estrutura.

Isso porque, desde que os equipamentos foram furtados, a prefeitura não fez nova aquisição para repor o que falta. “A ETE não está funcionando. Não tem nem energia elétrica ligada e sem ela não há como funcionar”, disse o parlamentar em contato com a redação. 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente