GCM normaliza situação, após risco de ataque de abelhas africanizadas no centro da cidade

Cidade
Guaíra, 4 de agosto de 2024 - 09h00

Nesta quinta-feira, (1), a Guarda Civil Municipal foi acionada no centro da cidade devido a um enxame de abelhas africanizadas. O trânsito da Rua 14 com a Avenida 9 chegou a ser interditado devido ao risco de ataque em cidadãos e motoristas pela região.

Com apoio do Departamento de Meio Ambiente e também o Departamento Municipal de Trânsito, que interditou a via, os guardas conseguiram resolver a situação, seguindo as normativas do Ibama. Segundo a bióloga Estefane Siqueira, como essas eram abelhas africanizadas, são espécies exóticas ao nosso bioma e pelo comportamento defensivo podem causar grandes problemas para crianças e idosos, já que sua picada pode levar à morte.

“A instrução normativa do Ibama 146 classifica abelhas africanizadas como fauna sinantrópica ou seja, que causa danos severos ao ser humano e pode ser eliminada em caso de risco de morte imediata. E foi o caso que tivemos ontem, no centro da cidade, com crianças próximas ao local, tivemos que acionar a GCM, e não havia possibilidade de retirada, pois a situação acabaria oferecendo risco à saúde dos pequenos que estavam ali na rua” disse Estefane.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente