Gênero dramático encerra estudos das Oficinas de Literatura nas Bibliotecas do IORM em 2024

Cidade
Guaíra, 9 de fevereiro de 2025 - 09h55

Para as Bibliotecas Comunitárias do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, o ano de 2024 foi marcado pelo entrelaçamento das artes da dança e literatura, que promoveu a educação integral, estimulou a imaginação, a criatividade, as habilidades motoras, a inteligência racional, a afetividade e a emoção entre os alunos do Instituto que participaram da farta programação oferecida pelas Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural.

O Gênero Dramático encerrou o estudo dos gêneros literários no ano em grande estilo. A Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça – AMA-ME do núcleo do IORM  em Ipuã trouxe aos alunos o Teatro de Sombras como referência do Gênero.

A origem do Teatro de Sombras remonta o ano de 121. Os alunos das Oficinas Literárias aprenderam que o imperador chinês Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. Durante a apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina, movimentando-se com leveza e graciosidade, fazendo surgir o teatro de sombras, conforme lenda extraída do site midiaatividades.wordpress.com

Sombristas

Além de conhecer mais sobre este gênero, os alunos das Oficinas tiveram a oportunidade de produzir o seu próprio teatro de sombras. A responsável pela Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça, do Núcleo do IORM em Ipuã, Maria Laura Ferro, apresentou para os alunos a caixa transformada em teatro com a silhueta dos personagens das histórias Uma Lagartinha Comilona, O Lobo e os Três Cabritinhos e a Lebre e a Tartaruga.

A versão dessas obras para a linguagem do Teatro de Sombras contou com ensaios, entradas e saídas dos personagens manipulados pelos alunos e narração. As apresentações deram vida às figuras humanas, animais e objetos, criando um mundo de fantasia. Os alunos das Oficinas executaram a função artística de sombristas, ou manipuladores da sombra, com empenho e divertimento.

Laura Alves, responsável pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento do IORM Guaíra, aplicou a vivência do Gênero Dramático com a Leitura de Mesa da obra “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado.

Leitura de Mesa é a técnica que consiste na reunião do elenco para a primeira leitura do texto da peça com o objetivo de que cada ator conheça o seu papel e a peça na totalidade. Durante a leitura de mesa, cada ator lê a sua fala com a sua própria entonação, sem representar o personagem.

A responsável pela Biblioteca distribuiu os personagens entre os alunos, proporcionando uma experiência de integração e muita diversão para o elenco e ouvintes da mesa como fechamento da prática.

A Bibliotecária Consultora Maria das Graças Garcia é responsável pela elaboração e conceito das práticas apresentadas nas Oficinas de Literatura.


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