Com exibição de filmes e palestras, alunos de Guaíra respondem porque gostam de cinema em encontro de Cineclubes

Inaugurando uma nova etapa das Oficina de Literatura 2023 do Projeto Agenda Cultural, no mês de agosto, as alunas da Usina da Dança receberam na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Polo Guaíra, as boas-vindas da coordenadora Artística do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Valéria Pazeto, por meio de mensagem gravada em vídeo. Esta foi a forma possível de comunicação sobre os novos caminhos das Oficinas, já que Valéria estava em viagem pela Itália. Proporcionando uma abordagem que uniu Literatura e Dança, a coordenadora enfatizou a importância das Oficinas para o processo de definição da abordagem dos gêneros literários durante o semestre.  Todo o conteúdo ministrado conta com a assessoria da bibliotecária consultora Maria das Graças Garcia.

 

Cidade
Guaíra, 6 de outubro de 2023 - 11h39

A responsável pela Biblioteca, Laura Alves, apresentou às alunas o Banner Acadêmico, material contendo as definições de oficina, literatura e os gêneros literários que serão abordados no semestre. Cada aluna recebeu também o material do livro “O menino que aprendeu a ver” da autora Ruth Rocha. Com o apoio de vídeo, a sala foi preparada para acompanhar a leitura da obra que foi precedida por um exercício, um “Gatilho Lúdico”, em que as alunas foram orientadas a fechar os olhos com as mãos e a retirarem esse tipo de venda, quando a Laura falou “Ação”, dando início à leitura.

Essa não foi a última tarefa proposta:  depois da leitura cada aluna escreveu a definição de literatura, e também resumiram em três palavras a história lida.

Trabalho em equipe

Uma segunda ação foi realizada visando ao entendimento do gênero narrativo. A obra escolhida foi “A Galinha Ruiva”, uma fábula de Esopo. O livro aborda a importância do trabalho em equipe que para trazer a história narrada para o concreto foram apresentados sabugos de milho para descascarem e após degustaram de um bolo de milho de maneira fraterna. Deste modo foi trazido a materialidade da obra para poder ter um contexto visível e apreciável.

Na exploração do livro e do gênero a educadora utilizou um vídeo concomitantemente à leitura. Em uma terceira ação, as alunas puderam escrever em um marcador de livro o termo gênero narrativo, depois escolheram para empréstimo entre os títulos previamente separados pela responsável pela Biblioteca.

Algumas alunas fizeram a mímica de livros para que as colegas descobrissem o título da obra emprestada. A atividade lúdica proposta amplia o conhecimento sobre o acervo oferecido e sua relação com cada gênero literário. 

 

     

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente