
Essa não foi a última tarefa proposta: depois da leitura cada aluna escreveu a definição de literatura, e também resumiram em três palavras a história lida.
Trabalho em equipe
Uma segunda ação foi realizada visando ao entendimento do gênero narrativo. A obra escolhida foi “A Galinha Ruiva”, uma fábula de Esopo. O livro aborda a importância do trabalho em equipe que para trazer a história narrada para o concreto foram apresentados sabugos de milho para descascarem e após degustaram de um bolo de milho de maneira fraterna. Deste modo foi trazido a materialidade da obra para poder ter um contexto visível e apreciável.
Na exploração do livro e do gênero a educadora utilizou um vídeo concomitantemente à leitura. Em uma terceira ação, as alunas puderam escrever em um marcador de livro o termo gênero narrativo, depois escolheram para empréstimo entre os títulos previamente separados pela responsável pela Biblioteca.
Algumas alunas fizeram a mímica de livros para que as colegas descobrissem o título da obra emprestada. A atividade lúdica proposta amplia o conhecimento sobre o acervo oferecido e sua relação com cada gênero literário.









