“Já estão abertas em todo Brasil as inscrições para o Programa Auxílio Gás. Você pode ter direito ao benefício de R$70 à R$210!” Mensagens como essa têm rodado as redes sociais no município e em todo país nos últimos dias. Nesse citado acima, o texto indica que, para fazer o cadastro, basta clicar em um endereço de internet fornecido na mensagem.
A assessoria de imprensa do Ministério da Cidadania comunicou que a mensagem que circula pelo WhatsApp é falsa. Em publicação em seu canal oficial no Twitter, o órgão informou que o benefício não existe. As divulgações oficiais são feitas por meio do portal www.cidadania.gov.br.
O cadastro para o Programa Auxílio Gás é um golpe que tenta roubar dados dos usuários que clicam no site.Além dessa, há ainda sobre auxílio emergencial, Brasil sem Miséria e Governo federal – que oferece cestas básicas – e muitas outras que têm enganado as pessoas.
As mensagens tentam induzir o usuário a clicar em um endereço, que, ao fazer isso, acaba repassando algumas informações acreditando que receberá tal benefício e, para finalizar o cadastro, acaba sendo instruído a compartilhar a mensagem original com seus contatos. Fazendo isso, o cidadão acaba tendo seu smartphone e suas informações violadas.
Cuidado
Para reconhecer as mensagens de phishing (técnica na qual criminosos se utilizam de uma isca para que o usuário clique e permita o acesso a dados do computador ou smartphone) é necessário ficar atento a alguns sinais maliciosos. A prática normalmente usa o nome de uma instituição verdadeira, uma ameaça ou uma promessa e um link ou anexo.
Por isso, é sempre bom desconfiar das mensagens que circulam em grupos de WhatsApp e fazem promessas de prêmio ou doações. Sempre confira se o endereço de e-mail de quem mandou é mesmo daquele órgão, muitas vezes são letras ou palavras não relacionadas. Não clique rapidamente no link, vá até a página oficial para ver se o aviso está lá também. Se a dúvida persistir, ligue para a instituição antes de clicar em qualquer link ou abrir anexos.