O departamento de zoonoses já está recebendo as inscrições em sua sede, na Avenida 9 nº 901
Os procedimentos ocorrerão no Centro de Castração, localizado na rua 06 entre as avenidas 11 e 13, no prédio da antiga pré-escola Maria Helena Cardoso
Após meses de reivindicações e espera, a população de baixa renda já pode agendar as castrações gratuitas para seus animais domésticos através do Departamento de Meio Ambiente Bem Estar Animal e Zoonoses.
De acordo com a responsável pelo setor, a médica veterinária Lessiana Mara Marques Freitas, neste mês de setembro, serão realizadas as cirurgias nos dia 21 e 29. Assim, interessados já podem cadastrar seus cães e gatos na Avenida 9 nº 901, de segunda a sexta, das 8 às 11h e das 14h30 às 16h30
“A castração é uma cirurgia que impede a procriação e o cio do animal. Além disso, o animal torna-se mais calmo, deixa de miar ou uivar excessivamente, o macho deixa de fugir atrás da fêmea que está no cio e previne doenças do aparelho produtivo podendo aumentar o tempo de vida do bichinho”, orienta a profissional.
Segundo a prefeitura, serão realizadas 35 cirurgias quinzenalmente. Primeiramente, famílias do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda per capita até meio salário mínimo serão beneficiadas, sendo três animais por agendamento.
Os procedimentos ocorrerão no Centro de Castração, localizado na rua 06 entre as avenidas 11 e 13, no prédio da antiga pré-escola Maria Helena Cardoso, em frente ao Balneário. Para participar do programa é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (renda familiar de até dois salários mínimos e meio).
Entidades
Para as entidades que atendem e recolhem animais de rua, o governo também destinará vagas, como a AAAG e a UPA. O intuito é castrar animais abandonados para evitar o aumento da população de cães e gatos de rua.
Grande número
Neste ano, houve um grande aumento de cães abandonados pelas ruas de Guaíra. Não há contagem, mas os casos de filhotes próximos às estradas e bairros distantes são divulgados frequentemente nas redes sociais e neste veículo.
Para Lessiana, a castração é um dos recursos de saúde pública utilizados por órgãos governamentais, que consegue efetuar o controle populacional destes animais.
“Não é preciso fazer muitas contas para imaginar quantos novos cães e gatos são gerados em um ano e também entender que não existem tantas famílias a procura de animais de estimação para acolher todos estes novos filhotes. É aí que acontece o abandono”, afirma a veterinária, explicando que um casal de cães, por exemplo, chega a originar 12 filhotes em um ano, que poderão gerar mais de dois mil em quatro anos. “A castração é considerada a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional destes animais”, finaliza.