Na última semana, o prefeito interino Renato Moreira se reuniu com o Diretor de Compras, Fernando Santos, a chefe do Chefe do Departamento de Zoonoses e Bem Estar Animal, Lessiana Freitas e o vereador Francisco de Souza Lima (Kiko), com o objetivo de deliberar medidas para agilizar mais um processo licitatório com vistas a contratação de mais um lote de castrações.
De imediato, o Chefe do Executivo determinou que seja dada sequência aos procedimentos cirúrgicos pelos próximos 90 dias até que seja finalizada a licitação.
Durante o encontro, o parlamentar Kiko levantou a necessidade da manutenção perene do programa de castração solidária, especialmente no tocante aos animais comunitários, que estão sob a guarda de cuidadores e de famílias de baixa renda. “A proposta da cirurgia promovida pelo poder público é ajudar a diminuir o número de animais abandonados”, frisou.
Lessiana destacou que o procedimento, promovido pelo Departamento de Zoonoses, busca combater também o abandono de bichos de estimação. “Temos procurado conscientizar toda população sobre a posse responsável, fazendo orientações, inclusive, com palestras e apoio às ONGs e protetores de animais”, salientou.
O diretor de Compras expressou a relevância das conversações acerca de processos licitatórios com os setores requisitantes. “Somente com um referenciamento correto é que conseguimos a necessária agilidade nos processos de compras”, denotou Fernando.
De acordo com o prefeito, neste ano já foram realizadas quase 600 castrações, o que contribuiu muito para a redução de animais nas ruas, mas é necessário também mais conscientização por parte da comunidade.
“O bem estar animal é abrangente. Manter a saúde animal é inerente à saúde humana. Temos que cuidar bem dos pets que convivem nas nossas casas, na nossa comunidade. Enalteço o trabalho feito pela Dra. Lessiana e pelo vereador Francisco. São batalhadores na causa animal e, com este empenho, estamos a cada dia avançando neste segmento”, acentuou Renato.