De acordo com a Comissão de Eventos, o evento acontecerá do mesmo jeito que o guairense está acostumado: gratuito, com cercamento, cobertura, praça de alimentação estruturada, banheiros químicos e segurança
O governo municipal já definiu a data para o Carnaval de Rua de Guaíra deste ano. Entre os dias 24 e 28 deste mês, os foliões poderão aproveitar cinco noites de animação, sob comando da banda Swing Praieiro.
A prefeitura planeja gastar R$ 270 mil e espera que este montante movimente a economia local em cerca de um milhão de reais.
De acordo com a Comissão de Eventos responsável pela festa, presidida pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Suzuki, o tema deste ano foi instituído como “Carnaval da Solidariedade”.
“Todos os partícipes sejam, servidores do município, fornecedores e vendedores ambulantes foram convocados a participar da retomada do Carnaval de Rua, de feitio econômico, tendo em vista as dificuldades financeiras enfrentadas no início da gestão de José Eduardo”, destaca o governo em nota.
Segundo o prefeito, o evento acontecerá do mesmo jeito que o guairense está acostumado: “de graça, com cercamento, cobertura, praça de alimentação estruturada, banheiros químicos e muita segurança. Carnaval para família toda participar tranquilamente”, destaca.
“O Swing Praieiro, um conjunto musical de comprovado esmero artístico e admiração dos foliões guairenses, já está esquentando os tamborins para animar a galera durante todo o evento. Os músicos, pratas da casa, de diversos segmentos da cena musical local, se reúnem novamente no resgate das tranquilas e festivas noites do carnaval de rua guairense que vinha a anos atraindo cada vez mais público da região”, afirma.
AMBULANTES
Ambulantes dos setores de bebidas e alimentos, participaram de uma reunião na Diretoria de Desenvolvimento Econômico, que definiu o custo e normas para estadia dos comerciantes, com barracas, água, energia e instalações elétrica fornecidos pela prefeitura.
Serão 40 volantes e os locais de instalação das barracas serão definidos por sorteio. Eles poderão fazer trocas, convenientes entre as partes, uma vez que a maior parte já participa da festa há anos e tem suas preferências de locais, dependendo da modalidade de comércio.
O diretor de Desenvolvimento Econômico classificou como ordeira e tranquila a reunião com os ambulantes e a expectativa da pasta é a melhor possível com a realização do carnaval. “Estamos nos últimos retoques para a festividade. Acredito que teremos a colaboração geral da população e nossa folia de rua será um sucesso”, ressaltouSérgio Suzuki.
Para ele, esta contribuição vem suportar os custos que a organização tem com aluguéis de barracas, instalações e gasto de energia e água e infraestrutura geral da folia.
“Estamos recomeçando o nosso carnaval de rua. Uma festa popular muito animada, com toda segurança, estrutura e conforto para que as famílias e a juventude possam se divertir. Estamos fazendo uma festa enxuta, com gastos reduzidos, mas o empenho de toda equipe, de funcionários da Prefeitura, fornecedores e partícipes em geral deve garantir uma festa grandiosa como a população de Guaíra merece”, enfatizou o prefeito José Eduardo.
GASTOS
Sabendo que o município passa por dificuldades financeiras, há guairenses que não estão contentes com o anúncio da prefeitura de realizar o Carnaval, enquanto a cidade enfrenta problemas em sua infraestrutura, saúde e segurança.
Como exemplo, eles estão citando municípios da região mineira e também do interior de São Paulo, que decidiram cancelar as festividades de fevereiro por falta de dinheiro ou necessidade de priorizar os recapeamentos, reformas, entre outros.
Festas tradicionais também foram anuladas, pois as cidades querem evitar a proliferação e combater o surto de Febre Amarela e da Dengue.