O Estado de São Paulo está intensificando as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido a interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir dessa semana, o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde.
A interrupção das aulas e restrição de eventos com público visa reduzir a circulação de pessoas, uma vez que os serviços de saúde confirmaram a transmissão local do covid-19 em São Paulo. A contaminação já ocorre entre pessoas que residem no estado e não viajaram para países onde a contaminação ocorria anteriormente.
As escolas estaduais de Guaíra estão seguindo as regras do Estado. Assim, as aulas do Enoch Garcia Leal, Dalva Lelis e Francisco Gomes estão sendo interrompidas gradualmente desde ontem, dia 16, até o próximo dia 23, quando a paralisação será total. O Governo de São Paulo recomenda que a medida também seja adotada por todas as escolas particulares do estado.
Na semana que vem, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos. Os idosos formam o grupo mais vulnerável aos sintomas respiratórios graves provocados pelo covid-19.
“O Decreto diz que a partir de hoje (ontem, 16), paulatinamente os pais devem se planejar onde deixar seus filhos, haja visto que a maioria deles trabalham. No Enoch, hoje temos alunos, mas acredito que cada dia teremos menos”, disse a diretora da unidade, Cessa, em entrevista nessa segunda-feira. Entre os dias 16 e 20, os estudantes que já tenham condições de permanecer em casa com responsáveis com idade inferior a 55 anos não necessitam ir às escolas.
Sobre a adoção de medidas de prevenção, ela ressaltou: “Estamos orientando os alunos adotando medidas como salas com portas e vitrôs bem abertos, com muita ventilação, alunos bem espalhados em sala de aula com distância entre eles de 1,50 m para evitar contato próximo. Os alunos devem permanecer em seus domicílios, sem se agruparem em outros ambientes”.
Durante a interrupção, a Secretaria da Educação buscará opções para que todos os alunos participem de aulas ou atividades educacionais pela internet. A retomada do ano letivo só será definida conforme o avanço do coronavírus for contido no estado de São Paulo.
EVENTOS
Desde sábado (14), eventos promovidos pelo Estado que poderiam reunir aglomerações com mais de 500 pessoas estão suspensos por tempo indeterminado. A mesma restrição deve ser seguida em eventos particulares de qualquer natureza – cultural, esportiva, religiosa etc.
“Nossa posição é clara. A recomendação é que nenhum evento com mais de 500 pessoas seja realizado. Qualquer evento e de qualquer natureza. Até 500 pessoas não há restrições, acima há”, afirmou o Governador João Dória.
CASOS NO ESTADO
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (15), conforme atualização às 19h20, 136 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) em SP. Destes, 131 residem na Capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Carapicuíba, 1 em São Bernardo do Campo e 1 em São Caetano do Sul. O Estado também registra 1.125 casos suspeitos e 551 descartados. Até o momento, não há óbitos que se enquadram no critério técnico da doença.
Rede de enfrentamento
Também na última semana, o Governo do Estado ainda anunciou a abertura de mil leitos para assistência aos pacientes com COVID-19, a compra de kits com capacidade para até 20 mil testes do covid-19; aquisição de 200 aparelhos respiradores; e aquisição de insumos para profissionais de saúde dos hospitais estaduais, como máscaras, luvas, higienizadores e aventais.
Dicas de prevenção:
– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.