
Ao todo, serão destinados 646 itens de ajuda humanitária, entre cestas básicas, kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. Os itens serão retirados no depósito estratégico da Defesa Civil, localizado na cidade de Tremembé.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) enviou um alerta severo para o município de Ubatuba, às 23h de sexta-feira (4), com mensagem de prevenção a toda população, direcionado principalmente para os moradores de áreas com risco de deslizamento, tendo em vista o alto volume de chuva registrado. Até a manhã deste sábado (5), nenhum deslizamento foi registrado na cidade.
As águas do Rio Escuro encobriram a ponte provisória que dá acesso ao bairro Folha Seca. Uma nova ponte está sendo construída no local com recursos do Governo de SP, após convênio assinado com a Defesa Civil do Estado. As famílias que não conseguiram retornar ao bairro foram acolhidas na Escola Municipal Professor Ernesmar de Oliveira e serão assistidas até o acesso ser reestabelecido.
A cidade também registrou 15 quedas de árvores, nos bairros Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix. Sendo que uma delas atingiu o muro de uma casa, na Rua Goiabeira, bairro Sesmaria. Ninguém ficou feriado. Na Rodovia Oswaldo Cruz, km73, uma árvore caiu sobre a pista que precisou ser interditada para a limpeza. O trânsito já foi liberado no local.
Na tarde deste sábado (5), o maior acumulado de chuva das últimas 24 horas no estado de São Paulo foi registrado na Serra do Mar, na estação elevatória de Guaratuba. O equipamento de medição da Sabesp instalado no local registrou 407mm. Já o município mais afetado foi Ubatuba, com acumulado de 177mm em 24 horas. Em segundo lugar, a cidade de Santo André, localizada na Grande São Paulo, registrou 126mm na estação meteorológica localizada em Paranapiacaba.
Gabinete de crise
O Gabinete de Crise instalado no Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do estado continua mobilizado ao longo de todo este sábado, 5, para fornecer pronta resposta à população em caso de emergências provocadas pelas chuvas. O gabinete é composto por integrantes das Concessionária de energia, serviço de água, Corpo de Bombeiros e agências reguladores de serviços públicos do estado de São Paulo.

