O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, assinaram nesta quinta-feira (27), no Palácio dos Bandeirantes, o repasse de R$ 128,8 milhões para 261 municípios das regiões de Barretos, Bauru, Central, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Marília, Sorocaba e Grande São Paulo. As transferências foram feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social para os fundos municipais.
Guaíra foi beneficiada e receberá o montante de R$ 505.497,05. “São programas para os mais desvalidos e desprotegidos na sociedade brasileira, especificamente em São Paulo. Autorizamos também recursos importantes para a ampliação do Recomeço, principalmente na capital, região metropolitana e cidades que são mais vulneráveis”, disse Doria.
O prefeito José Eduardo esteve na cerimônia, acompanhado do Diretor de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior e do vereador Caio Cesar Augusto. “Essa é uma preocupação do nosso governador com nossas comunidades terapêuticas. Sentimos toda a preocupação do governo do estado com a questão social e também das organizações”, disse o chefe do Executivo guairense.
Os municípios aplicarão o dinheiro em uma rede de proteção que reúne 1.758 serviços socioassistenciais em 1.344 equipamentos públicos e privados, oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco social, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de discriminação em decorrência de orientação sexual/raça/etnia, adolescentes em conflito com a lei e migrantes, entre outros.
O Recomeço é o programa estadual de políticas sobre drogas, com ações intersetoriais e atendimento a famílias e indivíduos com problemas decorrentes do uso de drogas. As avaliações para acolhimento são feitas pelo SUS e atendem pacientes com solicitação voluntária, maiores de 18 anos, clinicamente estabilizados e com quadro psiquiátrico não agudo. O tratamento dura seis meses e pode ser prorrogado por até um trimestre.