Governo guairense determina medidas de enfrentamento ao coronavírus

A prefeitura anunciou algumas mudanças no atendimento ao público seguindo recomendações do governo estadual e do ministério da saúde

Saúde
Guaíra, 17 de março de 2020 - 08h13

Paralisação das aulas na rede municipal de ensino, cancelamento de eventos com grande público e adiamento do concurso público para novos cargos.  Essas são algumas das ações anunciadas pela prefeitura, nesta segunda-feira (16), diante do crescimento de casos do novo coronavírus no Brasil e no Estado de São Paulo.

Apesar de até o momento não haver nenhum caso suspeito em Guaíra, o município está adotando um plano de enfrentamento e passa a adotar ações mais restritivas, reforçando o monitoramento.

O prefeito José Eduardo salientou que, a princípio está se pensando no bem comum da cidade. “Estamos adotando  normas de prevenção mais rigorosas  para que haja a  restrição de circulação de pessoas, já que se constituem na forma mais eficaz de se evitar uma epidemia na nossa cidade. Agora, estamos pensando em saúde pública”, disse.

Confira agora as mudanças no atendimento público à população guairense:

Educação

A partir do dia 23, próxima segunda-feira, as aulas da rede municipal nas escolas de ensino fundamental , pré-escola e CECONs  estarão suspensas  e apenas duas creches ficarão abertas para atender os pais que não têm com quer deixar as crianças. O EJA – Ensino de Jovens e Adultos inicia a suspensão já nessa quarta-feira (18). A semana servirá para que os pais se adequem para manter as crianças em casa e, para aquelas que estão gripadas, a recomendação é para que não sejam enviadas para escola, seguindo normas do Governo do Estado de São Paulo.

Concurso Público

Como parte de um conjunto de medidas para intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o prefeito José Eduardo também suspendeu o Concurso Público que seria realizado no próximo domingo (22), devido ao grande número de candidatos de outras cidades que viriam realizar as provas, evitando assim a circulação de pessoas.

Cultura e Esportes

Outros setores também terão suas atividades suspensas. Na área de cultura, as oficinas culturais e os agendamentos de eventos na Casa de Cultura estão interrompidos.  Na área esportiva, as atividades de ambientes abertos para crianças e jovens serão mantidas e  as atividades para a 3ª idade também serão suspensas por serem grupo de risco. Os eventos, como campeonatos (Taça Guaíra de Futsal), seguem as recomendações do governo do estado de evitar aglomerações e estão sendo adiados.

Assistência Social

Na área de assistência Social, os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – terão o atendimento realizado por agendamento e as ações realizadas, como palestras, ações comunitárias  e oficinas, estão  canceladas.  As atividades realizadas aos idosos e ao grupo do PCD – Pessoas com Deficiência estão suspensas. A alimentação dos idosos servida três vez por semana no bairro Etelvina Santana da Silva será entregue em marmitex, evitando  o fluxo de  pessoas.  O Albergue estará fechado; a triagem dos itinerantes será feita na Rodoviária, por um funcionário  do Albergue e com o apoio da Guarda Municipal.

Ganha Tempo

No Ganha Tempo, local em que concentra órgãos do Estado e Municipal, o atendimento será normal  até novas orientações, mas as palestras do SEBRAE AQUI foram canceladas. A tradicional Feira Livre no espaço “Tomozilo Miada” na Avenida José Flores  está mantida  levando-se em consideração que a mesma é realizada em uma área aberta, mas poderá sofrer alguma alteração de acordo com novas orientações.

Saúde

Na área de Saúde, as unidades da família continuam em atendimento normal, mas as viagens dos pacientes sofrerão alterações. Viagem de pacientes para Barretos, pacientes de hemodiálise e de acamados a Ribeirão Preto continua normalmente, mas apenas para o paciente e acompanhante. A partir do dia 23, as viagens para exames e consultas serão suspensas, sendo realizadas somente em caso de urgências e emergências.

Casas Populares

O sorteio das casas populares foi cancelado pelo governo do Estado de São Paulo e pela CDHU por medidas de prevenção contra o coronavírus. O sorteio foi suspenso em todas as cidades da região que aconteceria neste fim de semana.

A medida foi tomada diante do cenário de crescimento de casos no Estado. A decisão foi encomendada sob orientação da secretaria de saúde do estado. O cancelamento é uma medida de saúde pública. Nova data será marcada e informada a todos os inscritos, que devem guardar as senhas retiradas para o sorteio, pois serão utilizadas quando agendada nova data.

Festa do Peão

Em relação à Festa do Peão, que acontece no mês de maio, como ainda faltam dois meses para o evento, a situação será levada ao conhecimento da Comissão Organizadora para análise sobre a viabilidade de sua realização ou não.

 

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Saúde
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente