O PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade
A correta destinação do lixo doméstico constitui um quesito importante para a implantação do Programa
A bióloga Ana Paula Chaves, Chefe do Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franca foi à Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – em São Paulo para capacitação por meio de um curso para inserção de Guaíra, de forma correta, no Programa Município Verde/Azul-PMVA.
O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo.
A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do FECOP – Fundo Estadual de Controle da Poluição.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulista”.