O governo municipal assinou um convênio com a APAE para o atendimento, pelo sistema SUS, para financiar a fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O público-alvo é constituído de crianças até cinco anos.
Com um investimento de R$ 70.689,60, a municipalidade fará repasses mensais dando aporte necessário para que a entidade possa atender os pacientes nestas especialidades durante um ano.
O presidente da APAE, Renato da Silva dos Santos, considera o convênio imprescindível para o bom atendimento. “Trata-se de um convênio inédito. Com esta parceria estaremos disponibilizando, via SUS, gratuitamente estas especialidades na APAE. Temos que agradecer à prefeitura por tornar possível esta conquista para nossas crianças”, afirmou.
De acordo com os dados do IBGE (2010), há 490 pessoas com deficiência intelectual vivendo no município de Guaíra. Atualmente, o Sistema Único de Saúde – SUS não oferecia nenhum tipo de serviço médico-assistencial voltado ao atendimento dessa população, encaminhando os casos para atendimento na rede de apoio, incluindo na APAE Guaíra.
O secretário municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado vê com satisfação as entidades se integrando ao novo regramento para o financiamento do terceiro setor. “São instituições parceiras que compõem, de forma indireta, nossa rede de saúde. Entidades que prestam serviço de qualidade atestada pela população”, relatou o secretário.
- APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Guaíra surgiu em dezembro de 1976, em prol dos direitos da pessoa com deficiência intelectual, buscando oferecer aprendizado, convivência e desenvolvimento a esse público, promovendo e articulando ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família. O objetivo da organização é prestar atendimento com excelência, criando condições para o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência – preferencialmente intelectual, múltipla e com transtorno do espectro autista, através da prestação de serviços de assistência social, educação e saúde, em interface às políticas de Cultura e Esporte. A APAE de Guaíra atende 144 pacientes sendo que a maior parte necessita de alguma intervenção, seja de fisioterapia, fonoaudiologia ou terapia ocupacional.