A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente deu início, nessa última terça-feira (14), ao processo de retirada das raspas de couro que haviam sido descartadas irregularmente no aterro sanitário do município no ano de 2016.
Ao assumir a administração em 2017, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis deparou-se com o problema e de imediato tomou as providências cabíveis para apurar as responsabilidades e punir os culpados pelas irregularidades. O processo administrativo culminou com a demissão de alguns servidores públicos.
Todavia, para fazer a retirada dos resíduos de couro, o procedimento foi burocrático, necessitando da autorização e acompanhamento da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Após este trâmite, a prefeitura fez a licitação para contratação de empresa especializada para fazer a remoção das raspas, dando a destinação correta aos resíduos para o aterro adequado. O governo municipal está gastando cerca de R$ 80 mil para fazer essa retirada.
“Esta foi uma grande preocupação de nossa gestão e, enfim, conseguimos resolver este problema. Fizemos tudo que foi necessário, inclusive com a sindicância para apuração das responsabilidades”, apontou o prefeito José Eduardo.
Atualmente, o aterro sanitário de Guaíra está em sua quarta e última vala para destinação do lixo produzido no município. A administração já está realizando um processo licitatório para viabilizar uma nova área parar receber os resíduos de forma correta e dentro das normas ambientais.