A Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Josimara Ribeiro de Mendonça, foi reconhecida como uma das mulheres mais influentes no setor sucroenergético pelo Prêmio Mastercana Centro Sul 2025.
A premiação também reconheceu o coordenador Paulo Antônio Moreira de Carvalho com o troféu Os Mais Influentes do Setor agroindustrial de 2025.
O troféu foi entregue à supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social do Grupo Colorado, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, uma das idealizadoras do projeto premiado.
O Mastercana Social, categoria Qualidade de Vida também contemplou o Grupo Colorado pelo Projeto Acolher – Curso de Gestantes, que é promovido pela usina há mais de 18 anos, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida para futuras mamães que são colaboradoras ou esposas de colaboradores da empresa. Um total de 38 edições do curso já foram realizados pela Usina Colorado, tendo beneficiado diretamente cerca de 600 participantes.
A cerimônia de premiação, cercada de emoção, aconteceu na noite de 11 de agosto no Multiplan Hall, em Ribeirão Preto, com a participação de empresários e profissionais que representam e dão vida ao setor sucroenergético, um dos mais pujantes da economia brasileira.
O Prêmio Mastercana Social promovido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria (GERHAI) em parceria com a ProCana Brasil, tem por objetivo incentivar, reconhecer e premiar práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental das empresas sucroenergéticas do Brasil, como também das entidades representativas e das empresas fornecedoras de produtos e serviços ao setor, que contribuam para a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável.
O que disseram os premiados:
“ Como administradora, tenho a convicção de que as ferramentas de gestão são poderosas aliadas para os resultados do nosso negócio e para impulsionar a eficácia e a sustentabilidade no terceiro setor. É essa integração que nos permite gerar valor compartilhado, entregando resultados consistentes para nossas comunidades. Acredito firmemente que a disciplina e o planejamento são fundamentais para que nossas ações alcancem seu maior potencial, transformando vidas de forma verdadeira e duradoura. O futuro das empresas está na humanização das relações. É no cuidado com as pessoas, na valorização de cada indivíduo e na promoção de um ambiente de acolhimento e respeito que construímos nosso legado.
Essa visão de que o sucesso da empresa se mede pela prosperidade de seus colaboradores e comunidades é um princípio do Grupo Colorado. A paixão por fazer a diferença com excelência e sensibilidade, é um presente que recebi. Um legado que me foi transmitido pelo meu pai, o fundador do Grupo Colorado. Ele, com sua visão e empreendedorismo, semeou um negócio e cultivou valores de respeito, trabalho e responsabilidade que são os alicerces de tudo o que somos hoje. O prêmio, celebra a força feminina em nosso setor e reafirma que o sucesso é construído com gestão estratégica, inovação constante e, acima de tudo, um coração voltado para as pessoas. “, destacou Josimara.
Para o coordenador Paulo Carvalho, “a conquista do Mastercana 2025 é, na verdade, um reflexo do ambiente de excelência que encontro diariamente no Grupo Colorado, que valoriza o conhecimento técnico, a capacidade de gestão e a abertura à inovação. Atuo no setor sucroenergético há 41 anos e durante todo esse tempo tive a oportunidade de participar de uma trajetória cheia de desafios e conquistas, de um setor tão essencial à economia brasileira e reconhecido mundialmente pela sua potência. Entendo que é nossa missão atuar por um agronegócio cada vez mais eficiente e sustentável. Nosso trabalho se projeta graças à força e dedicação de nossas equipes. Somos um time coeso e comprometido. Cada profissional, do campo à gestão, contribui com seu talento e empenho.
A troca de experiências, o trabalho colaborativo e ético e o foco em resultados são pilares que nos impulsionam a superar desafios e a alcançar patamares de excelência. Compartilho este prêmio com cada membro do Grupo Colorado, pois ele simboliza o esforço coletivo e a visão de um grupo que acredita no futuro da agroindústria, na bioenergia e no potencial de suas pessoas. Muito obrigado pela confiança, pelo apoio incondicional e pela oportunidade de fazer parte desta história de sucesso.”, destacou.
“Terra fértil que molda profissionais e seres humanos. Este prêmio é um reconhecimento que vai muito além da minha jornada profissional. São 41 anos dedicados à esta empresa que se renova continuamente, propondo novos desafios a serem superados e trazendo novos conhecimentos consolidados. O Grupo Colorado é terra fértil que me moldou como profissional e como ser humano. Participei do desenvolvimento proporcionado aos profissionais e à comunidade. Acompanhei o crescimento de nossa atuação em responsabilidade social, transformando comunidades e construindo um futuro mais justo.
Aprendi que, assim como a lavoura, cada pessoa precisa de estímulos e cuidados, para desenvolver seu pleno potencial. Este prêmio, para mim, é mais do que uma conquista individual, é sobretudo um reflexo da paixão e dedicação de todos que caminham ao meu lado. Aprendi que o sucesso de uma empresa se mede, não apenas em números, mas pela prosperidade das pessoas que dela fazem parte. Que esse prêmio fortaleça ainda mais nossa cultura empresarial e seja inspiração futura para as novas gerações.”, afirmou Maria Inês.