
Organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a DADIS (Diretoria Municipal de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social), e contando com o apoio da Prefeitura de Guaíra, do CNAS e do CONSEAS SP, o evento acontecerá no dia 08 de julho de 2025, no Centro de Lazer (Rua 4 nº1110 – Centro).
As atividades terão início às 07h30 e se estenderão até às 16h45, prometendo um dia intenso de debates e proposições.
A edição de 2025 é particularmente significativa, pois os 20 anos do SUAS oferecem uma oportunidade ímpar para revisitar sua trajetória, reafirmar seus princípios e diretrizes, e planejar o futuro da proteção social com base nas necessidades atuais e nas diretrizes do II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026).
Durante o evento, serão discutidos cinco eixos temáticos cruciais para o aprimoramento do sistema:
Eixo 1 – Universalização do SUAS: Focando no acesso integral com equidade e respeito às diversidades.
Eixo 2 – Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Abordando inovação, gestão descentralizada e a valorização profissional.
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Visando o fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão social no SUAS.
Eixo 4 – Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente. Reforçando a participação social no sistema.
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS: Discutindo a viabilidade e a justiça na alocação de recursos.
A escuta e a participação de todos os envolvidos são fundamentais para que a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Guaíra seja um momento estratégico. Ela permitirá coletivamente refletir sobre os avanços alcançados, identificar os desafios persistentes e formular propostas concretas para garantir o fortalecimento do SUAS diante das diferentes conjunturas sociais e econômicas. “O processo conferencial é um percurso privilegiado de diálogo democrático e participação social, e a comunidade de Guaíra está convidada a fazer parte desse importante momento”, informa a diretora da DADIS, Cida Ferreira.

