
Este feito é ainda mais notável por ser a segunda vez que a administração, sob a liderança do Prefeito Junão, garante o mais alto nível de certificação do país. O resultado, que atesta o compromisso do município com a clareza e o acesso à informação, foi divulgado durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC).
O Selo Diamante é a mais alta certificação concedida pelo PNTP, um programa coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com diversos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU).
A repetição desta conquista demonstra a consolidação de uma cultura de excelência e responsabilidade fiscal na administração municipal. Obter o Selo Diamante pela segunda vez comprova que a transparência em Guaíra não é um ato isolado, mas sim um compromisso permanente com o cidadão.
O prefeito Junão celebrou o feito e fez questão de ressaltar a importância da gestão aberta. “Conquistar o Selo Diamante uma vez já é um grande orgulho, mas ser bicampeão é a prova de que nossa gestão trata o dinheiro público com o máximo de respeito e seriedade. Transparência é a base de tudo. É a garantia que o cidadão de Guaíra tem de que cada centavo arrecadado e investido está sendo fiscalizado e pode ser acompanhado por ele. Agradeço a toda nossa equipe que trabalha diariamente para manter nossos portais e dados atualizados com excelência”, declarou.
A avaliação rigorosa do programa atesta que o Portal da Transparência de Guaíra cumpre com excelência os mais altos padrões de qualidade e acessibilidade.
SOBRE O PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
Mais de 10 mil portais de órgãos públicos foram avaliados na 4ª edição do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) – Edição 2025. Ao total, 2.912 portais foram certificados. Destes, 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 receberam o Selo Ouro e 832 ficaram com o Selo Prata.

