
É importante ressaltar que a GCM já fazia o trabalho de ronda pelas imediações das escolas e, também mantinha viaturas e pessoal nas entradas e saídas, especialmente nas escolas municipais.
Por outro lado, o município de Guaíra, antes mesmo do ocorrido em Santa Catarina, já vinha no processo de instalação de um avançado sistema de monitoramento de segurança por imagens, com totens instalados por toda a cidade. Equipamentos, que contam com câmeras de altíssima definição, com a central de operações gerida pela GCM, integrada com a PM. Algumas escolas já recebem este monitoramento, e outros equipamentos aguardam processo de homologação da CPFL para entrar em funcionamento. Sistema que tem, entre seus objetivos, monitorar 24 horas por dia diversos pontos estratégicos, dentre estes as escolas.
Já na semana passada agentes da Guarda Municipal orientaram professores e demais servidores das unidades escolares sobre medidas de segurança. Medidas que já são adotadas e estão sendo reforçadas. Também, o trabalho de ronda nas entradas e saídas das escolas estaduais, municipais e particulares foi intensificado.
Da mesma forma, a Guarda Municipal e as Polícias Estaduais (Civil e PM) solicitaram à comunidade escolar, que comuniquem imediatamente as forças policiais, caso notem qualquer pessoa em atitude suspeita nas proximidades das escolas.
A chefe do Ensino Fundamental da Rede Municipal, Simone Sampaio ressalta que todas as medidas estão sendo tomadas com o objetivo de garantir a segurança aos alunos e a tranquilidade para os familiares.
A Diretoria de Educação já está agendando palestras envolvendo o assunto: Segurança Escolar, com professores e familiares. Colóquios que serão ministrados por policiais, com intuito de orientar todos acerca de atitudes que podem mitigar riscos à segurança da comunidade escolar
Legenda foto : Reginaldo Izaias, comandante da GCM. Simone Sampaio, chefe da Educação Fundamental, Maria Angélica Rebello, Diretora Municipal de Educação, Capitão Villela comandante da PM, Soldado, Fonseca, instrutor da Proerd local e Naiara Borghetti do Carmo, chefe do Ensino Infantil)


