GUAÍRA EM PAUTA

Uma viagem ao nosso passado, no Museu Municipal

Cidade
Guaíra, 6 de agosto de 2021 - 16h46

Um local desconhecido de boa parte da população, o Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis é um local que deveria ser mais bem aproveitado pela administração pública para divulgar e incentivar a valorização da história de nosso município. A reportagem do Guaíra em Pauta fez uma visita ao local e foi recebida pelas servidoras públicas: Adeides, Roseli e Sueli. 

Você sabia que a dona Maria Carolina foi esposa do Capitão José Custódio Lellis e Silva, um dos fundadores de nosso município? E que, no museu, você encontra relíquias de sua família, como um moinho de café de ferro e madeira, datado do século XIX? Além de centenas de fotos e relíquias, como o primeiro Jornal O Guaíra, ofícios de vereadores datados de 1929 e diversas peças históricas.

O acervo histórico, dividido em salas, apresenta objetos dos índios, primeiros habitantes de nosso território, da colônia japonesa e sua importância para a agricultura e os chamados “bóias frias”, que são os trabalhadores rurais de hoje. Destaque para “Casa do Caboclo”, uma réplica das antigas casas dos moradores da zona rural. É, sem dúvida, uma viagem ao passado que precisa ser mais valorizada pelo poder público, com a devida atenção da Diretoria Municipal de Cultura, para ser apresentada à nossa comunidade.

 

PASSADO E PRESENTE DA PRAÇA DOS DOIS PODERES 

Durante a visita no Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis, a reportagem registrou uma foto aérea do complexo que une, em uma mesma área, os Poderes Executivo e Legislativo, ou seja, a Prefeitura e a Câmara Municipal.

Dois poderes que devem conviver harmonicamente, mas são independentes. O Executivo tem a função de executar, realizar obras, projetos, programas e bem gerenciar o orçamento público. O Legislativo, a função de legislar, fiscalizar e sugerir ações.

Nas duas imagens, podemos perceber algumas mudanças nos prédios. A Prefeitura e a Câmara foram inauguradas em 1972, mas, desde então, a Casa de Leis foi a que mais ampliou seu espaço para dar melhores condições de trabalho aos vereadores. Olhando do alto é possível perceber que acabou por tornar-se uma única edificação.

“SEM PASSADO, NÃO EXISTE FUTURO!”

Quem faz a afirmação é Carol Monson, primeira curadora do Museu Maria Carolina Alves Lellis. A inauguração do mesmo aconteceu no feriado de 7 de setembro de 1996, no Solar do Lellis, antiga residência de Dona Maria Carolina e do Capitão José Custódio. Sua concepção sobre função de um Museu é dinâmica: “Museu não só abriga objetos, fotos e documentos do passado! O Museu é VIVO, é interativo, nos ensina, nos estimula a evoluir, conhecer e a respeitar nossas raízes! Sem o passado, não existe futuro! Tive a grande oportunidade e satisfação de fazer parte da formação e da continuidade do Museu de Guaíra e maior satisfação ainda em saber que continua existindo e cumprindo a missão de transmitir cultura e construindo valores de cidadania através da história do município”.

Fica o registro da nossa gratidão à Carol Monson. Não só pelas considerações que muito enriqueceram nossa matéria, mas também pela sua contribuição à história de nosso município. Que seu exemplo inspire outras pessoas a terem um olhar mais carinhoso com o nosso passado. Afinal, como ela disse: sem o passado, não existe futuro!

O Museu está localizado na Rua 6, número 378, no centro de Guaíra. Deixamos aqui o telefone do nosso museu para mais informações sobre agendamentos de visitação: (17) 3331-1177.

 

Por Camilo Junqueira Prata, 38, psicólogo social e criador e mantenedor da página Guaíra em Pauta (Facebook).


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente