A mensagem do Seu Vicente Lacativa é forte (maior legado) e, ao mesmo tempo, humilde (um pouco melhor); portanto, bastante adequada neste domingo em que se comemora o Dia dos Pais. Além de jornalista e proprietário deste veículo de comunicação, foi um grande pai amoroso para as famílias Lacativa e O Guaíra. Sua expressão assim dizia e quem conviveu com ele não se esquece jamais.
Hoje, nossa reportagem resgata uma história cheia de compromisso com a nossa cidade que começou em 2019 e teve uma triste passagem recentemente, mas que se abre para um futuro de esperança. A história é de um pai, Valdemir Ribeiro, que não resistiu à COVID-19, mas deixou um exemplo a seguir e dois herdeiros para continuarem seu legado.
Nesta semana, Guaíra em Pauta esteve com Liriane, com 19 anos e Gabriel, com 14 anos. Os filhos contaram um pouco da história do pai, do comerciante, suas características e a dedicação do mesmo com a Rotatória do Cristo e continuidade ao seu legado.
O PAI DE LIRIANE E GABRIEL
O pai de Liriane e Gabriel tinha 47 anos quando faleceu, em 05 de abril. Para eles, ele era comunicativo, dedicado, amoroso, trabalhador e honesto. Tudo o que ia fazer colocava Deus em primeiro lugar; era sua marca. Era devoto do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora Aparecida.
O PAI COMERCIANTE E A ROTATÓRIA
A JR GÁS, que comercializa gás de cozinha e galão de água, existe desde 2010, quando o saudoso Valdemir decidiu empreender na área comercial. Antes disso, Liriane e Gabriel afirmam que o pai já havia trabalhado na roça, na usina, na madeireira e como caminhoneiro. O comércio está localizado no cruzamento das avenidas José Flores e Edson Bernardes, entrada para os bairros Jardim Eliza, Cohab 2 e Miguel Fabiano. Está situada em uma região relativamente nova da cidade do ponto de vista comercial, em desenvolvimento.
PROGRAMA “ADOTE O VERDE”
Desde 2019, o governo municipal criou o Programa “Adote o Verde” com os objetivos de engajar a população na preservação do meio ambiente e mitigar a depredação dos logradouros públicos. O “Adote o Verde”, executado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, prevê a adoção de praças, parques, canteiros e outros por empresas, terceiro setor (entidades) ou pessoas físicas. A adoção pode durar de 1 a 4 anos, podendo ser prorrogado, caso haja interesse do adotante e este, também, cumpra com seus encargos, que serão discriminados no termo de adoção, sendo a principal a manutenção, como limpeza.
Em reportagem de julho de 2019, o jornal O Guaíra apresentou o projeto e a experiência pioneira do comerciante Valdemir com a adoção da Rotatória. Ele estava satisfeito e incentivava outros comerciantes a aderirem ao Programa. Considerava, ainda, que a população deveria evitar sujar ruas, praças e ruas. “A gente tem que fazer a nossa parte porque só a Prefeitura não dá conta”, dizia o comerciante.
DA SIMPLES ROTATÓRIA À “ROTATÓRIA DO CRISTO”
Em 2020, após início da pandemia, verificamos na foto a instalação do Cristo na rotatória. Além da manutenção da jardinagem do espaço, o empresário se comprometeu também com a zeladoria da estátua do Cristo.
Segundo a viúva de Valdemir, Vanessa, seu esposo foi procurado para sugerir um nome a ser designado à rotatória. Com seu falecimento, o vereador Denir Ferreira (PSB) confirmou que já fez a indicação para que a rotatória leve o nome do comerciante.
Em gravação para Guaíra em Pauta, a filha de Valdemir disse da importância da adoção do espaço público para toda a família e que continuarão a cuidar da mesma. Valdemir, em vida, ficou conhecido pela dedicação à rotatória em frente ao seu estabelecimento comercial. Agora, após o seu passamento, ficará marcado pelos filhos e família que deixou, especialmente pelo gesto de continuar seu legado.
Um feliz dia dos pais!