Enquanto o Brasil faz esforços para se prevenir de uma possível epidemia do coronavírus, o País vive um estado de alerta pelo surto de uma doença tropical velha conhecida: a dengue.
No dia 1º de junho (quarta-feira), Guaíra contabilizou 121 casos positivos de Dengue, o que significa que atingiu a incidência de epidemia, estabelecida para o porte populacional do município, a qual é calculada com o número de casos novos da doença dividido pela população (40.533).
Ao atingir o quantitativo de 121 casos positivos, de acordo com o número de habitantes, Guaíra entra em situação de Epidemia de Dengue.
“Segundo as Diretrizes para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas no Estado de São Paulo, Guaíra teve a confirmação diagnóstica IgM (exame) suspensa no IAL – Instituto Adolfo Lutz (exceto casos graves e óbitos) devido a alta probabilidade de casos novos de dengue (epidemia)”, explica Wilker Gléria, chefe do departamento de vigilância em saúde.
“Quando o município está em situação de Epidemia, os testes para detecção de Dengue realizados pelo Estado são suspensos e os casos são diagnosticados por exames clínicos ou por critérios epidemiológicos (sintomas relatados nas notificações), pois a Vigilância Epidemiológica estadual entende que nestes casos o número de positivados aumenta expressivamente e a coleta de amostras destes municípios pode levar à saturação dos laboratórios de análises”, completa.
Entretanto, Guaíra manterá a realização do exame IgM dengue com recursos próprios, além de intensificar ações de vigilância de controle do Aedes aegypti: visitas a imóveis, Pontos Estratégicos (PE), Imóveis Especiais (IE), vigilância entomológica, bloqueio controle de criadouros e está organizando nebulização.
“Primando por um atendimento em saúde efetivo e humanizado, o município realizará exames para a confirmação do contágio de dengue com recursos próprios, porque quer obter dados concretos durante o período de suspensão dos exames pelo Estado, permitindo a elaboração de estratégias assertivas na continuidade das ações de combate à dengue, por outro lado, aliviando o sofrimento e tensão dos pacientes acometidos pela doença, que anseiam por uma confirmação do diagnóstico”, esclarece Wilker.
Em reunião com o setor, o prefeito Junão ressaltou a importância do combate e solicitou a busca por nebulização para a cidade. “Infelizmente, Guaíra chegou ao estado de epidemia de dengue, o que não é uma exclusividade nossa, o país todo sofreu com um aumento de mais de 80% nos casos. No entanto, não vamos nos eximir, vamos fazer diferente, vamos fazer mais. O Estado suspende os exames, quando a cidade entra em epidemia, mas aqui nossa Administração vai manter os exames, com recursos do Município. Esta medida será muito útil para todos os profissionais de saúde que lutam contra a dengue, do agente ao médico, porque com diagnósticos concretos, temos como atuar de forma assertiva no combate, por outro lado, também vamos amenizar o sofrimento das pessoas infectadas, que terão um tratamento adequado e sem a tensão da incerteza do diagnóstico”, relatou o Prefeito Junão.
Como você pode ajudar
Qualquer recipiente que possa acumular água pode ser um possível criadouro do mosquito. Por isso é importante que alguns cuidados sejam tomados, como: lavar bebedouros de animais; não ter pratinhos em vasos de plantas; eliminar qualquer tipo de local que acumule água. Há uma grande preocupação com relação às calhas também, que são locais de difícil acesso.
Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.
Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde. A dengue pode levar à morte.