
Em Guaíra, a imunização também começa nesta semana. O município recebeu da Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Barretos 45% das doses destinadas nesta primeira fase, que é voltada exclusivamente para os profissionais da Atenção Primária à Saúde da rede municipal. Os primeiros a serem vacinados serão os servidores das Unidades de Saúde da Família (USFs), com cada unidade aplicando as doses em sua própria equipe, aproveitando a infraestrutura das salas de vacina.
Para esta etapa inicial em todo o estado, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviou doses, suficientes para imunizar cerca de 216 mil profissionais da atenção básica, incluindo médicos, enfermeiros e agentes de saúde. A estratégia foi articulada pela Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) em parceria com as vigilâncias epidemiológicas regionais, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde e o Ministério da Saúde.
A tecnologia da Butantan-DV representa um avanço significativo, permitindo uma imunização mais rápida, com logística simplificada e redução de custos em campanhas de larga escala. Produzida em São Paulo, a vacina é fruto de anos de pesquisa e tem potencial para impactar diretamente na redução de casos graves da dengue. A distribuição estadual seguiu critérios técnicos e a capacidade operacional de cada região.

