
A incorporação da vacina no SUS é uma estratégia importante para o controle e prevenção da Dengue. No entanto, é fundamental ressaltar que, além da vacinação, todos os cuidados individuais e comunitários para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos. A eliminação de criadouros é a forma mais eficaz de combater a doença.
A vacina é destinada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Mas, devido à quantidade reduzida de doses disponíveis em Guaíra, a vacinação está sendo escalonada conforme a procura. É importante que a população esteja atenta aos comunicados e busque se informar sobre a disponibilidade da vacina para cada faixa etária do grupo.
A vacina contra a Dengue é produzida pelo laboratório Takeda Pharma e é composta pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da Dengue atenuado. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. É importante seguir as orientações dos profissionais de saúde e completar o esquema vacinal para garantir a proteção adequada.
A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Seus sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares, e manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, a doença pode evoluir e ser fatal.

