O agravamento da pandemia do coronavírus fez com que diversos governos de municípios espalhados pelo Brasil antecipassem os feriados na tentativa de fazer com que as pessoas fiquem em casa. Porém, a prefeitura de Guaíra optou por não aderir a essa pausa de 10 dias (entre os dias 26 de março e 4 de abril).
O risco deste feriado prolongado é causar o efeito contrário ao esperado, pelo aumento de festas e aglomerações. Assim, o município guairense segue com o calendário normal, apenas com o feriado na sexta-feira santa (02 de abril).
Vale lembrar que o Estado está na Fase Emergencial do Plano SP até o dia 11 de abril, medida de combate à Covid-19 para frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus e conter a sobrecarga em hospitais do território paulista. Neste período, o Governo de SP determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Há proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.
Já neste feriado prolongado, para esta semana, alguns serviços estaduais estarão paralisados, como o PAT e Banco do Povo; as unidades estarão fechadas até 4 de abril.