Lideranças estão realizando encontros com o objetivo de embasar a proposta de criação do Aglomerado
Aumentam as chances de Guaíra se juntar aos 18 municípios que formariam o Aglomerado Urbano da Região de Franca inicialmente. De acordo com os levantamentos já realizados, a cidade guairense tem semelhanças com as outras já elencadas desde o início e se incorporaria naturalmente.
Para isso, lideranças estão realizando encontros com o objetivo de embasar a proposta de criação do Aglomerado, iniciativa do deputado estadual Roberto Engler (PSDB).
Assim, mais um encontro foi realizado na tarde da última quinta-feira (29), no município francano, para aprimorar uma espécie de raio-x das características da região.
O subsecretário estadual de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o diretor presidente da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Luiz José Pedretti, e o coordenador de Informações Estatísticas, Eugênio Senese, explicaram a importância do estudo técnico que vem sendo realizado e solicitaram o apoio para enriquecê-lo com a visão e a vivência dos moradores locais.
“Por cerca de duas horas, houve um rico debate sobre nós mesmos, sobre as nossas cidades e a nossa região, suas qualidades, suas especificidades, e tudo isso além de necessário foi muito produtivo. Agora, a Emplasa vai avaliar o resultado de tudo isso, esclarecer e aprofundar o que mais for necessário, para que o perfil do nosso Aglomerado Urbano da Região de Franca ir sendo consolidado”, afirmou Engler.
A reunião técnica precede as audiências públicas para debate do assunto com a população, que devem ocorrer dentro de algumas semanas. “É a oportunidade de oferecer a todos o raio-x que vai sendo desenhado”, ressaltou.
Depois das audiências públicas, a minuta do projeto de lei que vai criar o órgão regional será finalizada e disponibilizada à Secretaria Estadual da Casa Civil, abrindo caminho para análise do governador Geraldo Alckmin e envio de projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
AGLOMERADO
A criação de um Aglomerado Urbano traz potenciais ganhos para as cidades envolvidas e busca, acima de tudo, encontrar soluções intermunicipais para os problemas da região em diferentes áreas.
A definição de políticas públicas para um conjunto de municípios tende a resultar em mais facilidade para a captação de investimentos e em soluções ao mesmo tempo mais eficientes e mais baratas. Beneficia, ainda, o planejamento de médio e longo prazo para a região.
Formariam o Aglomerado Urbano: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.