Devido ao aumento de pessoas com síndrome gripal, o setor de saúde do município resolveu montar tendas em um espaço anexo à Santa Casa. A medida foi necessária para dar maior segurança aos que procuram os serviços dos PSFS e pronto socorro, que estavam superlotados, e o risco de contaminação é maior.
Com média de 180 pessoas atendidas diariamente no anexo, onde fazem testagem e consulta médica, onde foram atestados apenas no mês de janeiro, 790 positivados para Covid, um número alto de casos para um único mês aqui na nossa cidade.
A prefeitura intensificou a campanha de vacinação nos meses de dezembro e janeiro,estendeu o funcionamento do posto do Tonico Garcia, das 7:00 as 19:00 horas, onde a população pode colocar em dia sua carteira vacinal, também fez campanhas no centro e na feira livre para aumentar o número de vacinados.
A vacinação das crianças também está ocorrendo em todas as unidades do município a partir das treze horas de segunda a sexta-feira. Muitas prefeituras estão tendo dificuldade em comprar o material para testagem, e em Guaíra não é diferente, segundo Wilker Gleria “ tivemos que mudar o protocolo dos testes, estamos usando estratégias possíveis , para combater o Covid, e atender bem a população. Continuamos a pedir a todos que continuem a usar suas máscaras, álcool gel, que mantenha o distanciamento social e evite aglomerações nesse momento, e se frequentar as lojas , academias, o comércio em geral, procure atender o máximo possível os protocolos sanitários de prevenção. Temos o vírus do Influenza circulando, e temos gente positivada com ele, com dois óbitos no mês de janeiro, e graças a Deus nenhum por Covid”.
Quanto mais as pessoas circulam, se aglomeram, não usam máscara maior o número de positivados, maior o fluxo de pessoas no atendimento e maior a sobrecarga na internação.
“ a realidade é que as UTIs da região não estão tendo mais vagas suficientes para transferência de pacientes que estão internados com suspeita de covid ou positivos para covid. Então quanto menos contágio, menor a probabilidade de internação. Quanto mais contágio, quanto mais transmissão, maior probabilidade de internação. E o risco é maior é a sobrecarga no sistema de saúde, apesar dos sintomas serem mais leves na maioria da população que está completamente vacinada”, concluiu Wilker.
Boletim 2022
Do dia 01/01/2022 até o dia 26/01/2022 teve um aumento de:
Positivos: 790
Negativos: 1093
Resultado do IAL para Influenza:
29 positivos para H3N2.
15 negativos para H3N2.
9 pacientes internados
4 positivos
4 negativos
2 suspeitos
3 em ar ambiente
3 cateter nasal
0 máscara
2 IOT
Em 24 hrs
0 alta melhora
0 alta pedido
0 óbito
1 internação
0 transferência Cross
1 transferência para enfermaria
1 Aguardando vaga Cross.
1 Vaga liberada para Ituverava às 19h
Dados do dia 25/01