
No dia 7 de outubro, ocorreu o “Dia D” da campanha, que tem como objetivo promover a divulgação e mobilização. No entanto, mesmo com todo esforço, ainda é baixa a cobertura vacinal na maior parte do público alvo, média de 18,2% (veja tabela). Lembrando que a campanha finaliza em 31 de outubro
A vacinação é considerada uma das medidas de saúde pública mais eficazes e seguras já desenvolvidas. Por meio dela, é possível erradicar doenças ou reduzir significativamente sua incidência. Portanto, é fundamental que os responsáveis estejam atentos à importância da vacinação e procurem as salas de vacinação para atualizar a caderneta de seus filhos.
Em Guaíra, quando se analisa os dados da campanha observa-se que houve uma maior procura pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) por parte da população com menos de 1 ano, representando 59,3% do total. Em seguida, a faixa etária de 1 a 4 anos correspondeu a 17,1% da procura.
Por outro lado, a menor procura foi registrada pela população de 5 a 8 anos, com apenas 12,5% de participação. A faixa etária de 9 a 14 anos, por sua vez, a mais numerosa, registrou uma baixa taxa de imunização com 17% de cobertura até o momento.
Ressalta-se a importância da vacinação para todos os indivíduos, independentemente da idade e do tipo de imunizante. Portanto, é solicitado que crianças e adolescentes com menos de 15 anos compareçam à sala de vacinação mais próxima para verificar se necessitam de alguma vacina.


