O governo estadualmantém, a partir desta semana,a região de Barretos na etapa laranja e as de Ribeirão Preto e Franca na fase vermelha.Isso porque as regionais de Ribeirão Preto e Franca têm as duas maiores taxas de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 em estado grave, com 88% e 85% dos leitos ocupados, respectivamente.
O ideal para controle da pandemia, de acordo com o Plano São Paulo, é um índice de 66,5%. Esse fator foi decisivo para a manutenção das duas regiões na fase mais restrita de retomada das atividades econômica.A quarentena, em todo estado, foi estendida até o dia 30 de julho.
Na área da Diretoria Regional de Saúde 5, que abrange Guaíra, o comércio, serviços em geral e prestadores de serviços do ramo de salão de beleza, barbearia, cabelereiro e afins continuam funcionando com horário reduzido a quatro horas diárias: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. Sempre com capacidade limitada a 20% do espaço disponível e adoção dos protocolos padrão e setoriais específicos.
Padarias, bares, sorveterias, restaurantes, lanchonetes, salgadeiras e similares só podem atender pelo sistema de retirada no balcão, drive thru ou delivery (proibido consumo no local). O uso de máscaras é obrigatório.
Além destes, funcionam com restrições: transportadoras, postos de combustíveis e derivados, armazéns, oficinas de veículos automotores; estabelecimentos de pet shop e de insumos e produtos agropecuários; bancos e lotéricas, com controle de fluxo obrigatório; hotéis, pousadas ou similares, exceto aos destinados ao turismo e lazer; assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares, clínicas, clínicas odontológicas e de fisioterapia em atendimentos as urgência e emergências; assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; atividades de segurança pública e privada, incluídas a vigilância, a guarda e a custódia de presos; transporte intermunicipal e interestadual de passageiros e o transporte de passageiros por táxi ou aplicativo.
Continuam autorizadasas atividades religiosas presenciais em igrejas, templos e afins, limitando-se a ocupação máxima de 30% do local, com distanciamento mínimo de 2 metros entre os presentes; adoção dos protocolos padrões de higiene; e uso obrigatório de máscaras.
Mantém-se proibido abrir academias de esportes em todas as modalidades e outras atividades que gerem aglomeração.
A fiscalização do cumprimento dos decretos continua com o rigor, conforme determinação do prefeito. Uma nova atualização do Plano São Paulo está marcada para o dia 24 de julho.