
O termo japonês “Kangueiko” significa treinamento de inverno, uma prática comum entre os judocas. Esse tipo de treinamento é realizado em várias partes do mundo, onde atletas e professores de diferentes localidades se reúnem para treinar e trocar experiências.
O treinamento reuniu cerca de 100 judocas no tatame, representando os municípios de Guaíra, Mirassol, Ribeirão Preto, Nuporanga, São Joaquim da Barra e São José do Rio Preto.
Os judocas são alunos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Associação Guairense de Judô, escolas públicas e particulares das cidades participantes.
O sensei José Carlos Arantes que durante muitos anos coordenou os trabalhos da Associação Guairense de Judô e revelou vários judocas guairenses, participou dos dois dias de treinamento.
“O Kangueigo é uma oportunidade muito grande de treinamento em grupo. Existe toda uma programação de treinos. Existem treinos fortes, treinamentos técnicos. Além disso, são responsáveis por toda a limpeza do local de treinamento.. Na verdade, a competição é algo secundário no Judô, o fundamental é a parte educacional”, disse José Carlos.
O sensei Serginho Ferranti, também destacou a importância do Kangueigo para evolução dos judocas. “Existe todo este espírito de treinamento em grupo. Os atletas acordam de madrugada para treinar, possuem suas obrigações com a hora da limpeza, a disciplina, pois dormem no tatame, almoçam e jantam aqui durante três dias”, comentou Ferranti.
O treinamento recebeu apoio do Grupo Colorado, prefeitura municipal, Grupo de Aguetoni e uma equipe de mães de alunos e ex-alunos que colaboraram na organização do evento.

