Serão investidos quase R$ 800 mil em obras na Estrada da Mata, com o intuito de facilitar o escoamento da produção agropecuária e melhorar o transporte da população
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, assinou convênio na última quinta-feira (08), juntamente com o prefeito José Eduardo Lélis autorizando a recuperação de 6,11 quilômetros de estradas rurais de Guaíra, através do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, do Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa irá facilitar o escoamento da produção agropecuária e o transporte da população. As obras, no valor de R$ 792.760,48 serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) em um trecho da estrada GRA 050, beneficiando o bairro Estrada da Mata.
“O nosso município é um grande produtor de cana-de-açúcar, de grãos, e esse trecho que será recuperado é utilizado para escoar 30% dessa produção”, destacou José Eduardo.
Para Arnaldo Jardim, a assinatura dos convênios mostra a disposição do governador Geraldo Alckmin em continuar investindo na melhoria do setor agropecuário. “Numa clara demonstração de prioridade às parcerias com as cidades, o Governo paulista não deixou de investir na infraestrutura do Estado, como o trabalho executado pelo programa da Codasp, para que, mesmo em momento de escassez, as estradas rurais possam ser recuperadas, beneficiando a sociedade”, afirmou.
Segundo o diretor-presidente da Codasp, Alexandre Penteado Pires, a distribuição geográfica do município que tiver as obras autorizadas permitirá atender a um grande número de cadeias produtivas. “Temos a tecnologia necessária para cuidar das estradas rurais, construir as bacias de retenção para o adequado escoamento das águas, que é a grande amiga da agricultura, pois fertiliza e traz vida. Contanto, se não for bem cuidada ela é a grande vilã, porque destrói e causa erosão no solo”, explicou.
“As estradas rurais de Guaíra poderão ser recuperadas dos danos causados pela erosão, principalmente pelas águas da chuva”, afirmou Jardim.