Cidadãos destacaram mais de 50 endereços sem iluminação pública, entre eles, pontos sem lâmpadas há mais de um ano
Com a intensa reclamação de cidadãos sobre a falta de iluminação pública em diversos pontos da cidade, o Jornal O Guaíra recolheu mais de 50 endereços de postes queimados. A pesquisa foi feita no dia 11 de junho pelas redes sociais.
O governo municipal contratou em março a empresa Planec Eletrificação e Comércio de Materiais Elétricos Ltda., pelo valor estimado de R$ 100 mil por seis meses, para fazer os reparos na rede e contabilizou no final daquele mesmo mês mais de 360 pontos recuperados. Porém, os denunciantes alegam que há muitos bairros sem luz.
A atual administração declara que, para que o serviço seja realizado, as reclamações devem ser feitas através dos telefones 199 (Guarda Civil Municipal) e na Ouvidoria no 0800-941-1000.
Entretanto, uma munícipe ressaltou que fez solicitações de reparo na Cohab I, desde janeiro e nada foi feito. “O poste em frente à minha casa desde janeiro está assim. Minha mãe já ligou várias vezes e nada. Sem contar que o responsável teimou com ela de que no bairro Cohab I a empresa já tinha feito a manutenção e que esse endereço era João Vaccaro”, disse.
Em bairros novos, como o Jardim Califórnia, são vários postes em uma mesma rua sem a devida iluminação. “A Avenida 3C do Califórnia está um escuro terrível. Não tem luz nos postes de metade da rua”, denunciou outra guairense.
No Vivendas, os moradores também contaram que já entraram em contato com a Ouvidoria e que aguardam retorno. Além disso, outros bairros, como Cohab II e Nobre Ville, em frente a prédios, terrenos públicos e em torno do Lago Maracá há vários pontos apagados.
De acordo com o governo, com uma numerosa quantidade de reparos, a prefeitura optou por fazer os consertos por bairros, “o que facilita na logística e favorece a conferência, uma vez que nem todas as luzes estragadas constam no cadastro de reclamações da Prefeitura. Trabalho que é acompanhado pelo servidor comissionado, Jorge Luiz Cruz (Jorginho Cruz) com a checagem e conferência de ponto a ponto, verificando se o conserto foi feito a contento”, afirma.
Segundo o Executivo, até o momento já foram recuperados os bairros Cohab II, Cohab I, Jardim Eliza, Centro, Reynaldo Stein, Guaritá, Aniceto, José Pugliesi, Etelvina Santana da Silva, Tonico Garcia e toda extensão da Avenida Lions Clube.
Como há divergências entre declarações da atual administração e dos guairenses, segue abaixo a lista de endereços com postes queimados enviada ao Jornal O Guaíra:
Rua 44 com 25 e 27 no Mutirão II
Avenida 35 entre a 4 e a 6 Bom Jesus
Avenida 3C Jd. Califórnia, entre a avenida Lions Clube e Avenida Marginal
Avenida: 27A, esquina com a Rua 46 – Cohab I
Rua 26 Campos Elíseos
Pracinha do Enoch
Rua 26 Centro (três postes queimados)
Ruas 25B, 26 B e 27B Taís II
Avenidas 15 A, 5A Vivendas
Avenida 21A João Vaccaro
Avenida Salomão Joaquim
Avenida 7 com a Rua 18 Centro
Avenida 13 com Rua 2
Rua 34 esquina da Av 23 e Rua 38 com Av 25 na Vila Aparecida
Avenida 29 com as Ruas 08 e 010 Jardim Eldorado
Rua 32 com 21 e 23
Rua 34 esquina com Avenida 9 no Campos Elíseos
Rua 22 entre 1 e 3 Centro
Rua 24 esquina com Av 19 Centro
Avenida 11 com 06 Centro
Rua 15 B com a Rua B e a 3A no Joaquim Pereira Lelis
Rua 24 próximo à APAE
Rua 24, entre 47 e 49 – Palmares
Avenida Perimetral do Jardim Eldorado
Avenida 3 C Jd. Califórnia
Rua 32 A com 21 e 19A Cecap
Avenida 27A Cohab I
Avenida 11 A Vivendas
Avenida 29 Miguel Fabiano
Rua 8 com Avenida 13 e com Avenida 3ª
Rua 4 entre Av 35 e 37
Parque Maracá em frente à AABB
Última rua do Jd. Califórnia (todas as lâmpadas apagadas)
Rua 30, cruzamento com Avenida 5
Avenida 3A Bairro Ernesto Pacheco
Rua 22B Nova Guaíra