No dia 23 de março de 1987 surgiu a GCM, atuando em todas as áreas de Guaíra, com rondas preventivas e ostensivas, preservação do Meio Ambiente, combate a incêndios, assistência social, condução das ações da Defesa Civil e auxílio e apoio à segurança pública
Há 30 anos, Guaíra via nascer um grupo de jovens determinados a zelar pelo patrimônio público e a contribuir com a comunidade. Surgia assim a SPM – Segurança Pública Municipal, criada pelo então Prefeito Dr. Fábio Talarico e seu vice Adnaer de Barros Lélis. De uniforme azul, esses rapazes começaram a ser vistos em patrulhas bem elaboradas, auxiliando na segurança pública do município. Logo, ganharam a confiança e a admiração de todos.
A partir de 2000, a corporação alterou seu nome para Guarda Civil Municipal (GCM), acompanhando as demais do estado.
Atualmente, a GCM conta com efetivo de 25 pessoas: Paulo Sérgio Da Silva – Comandante; Ademar José Fernandes; Antônio Moraes; Antônio Fernando Alves de Barros; Antônio Alberto Roque; Aparecido Donizete Oliveira Nemoto; Carlos Roberto Carvalho; Clóvis Lélis Ribeiro; Claudemir Ferreira; Donizete Silva de Jesus; Durval José Correa Andrade; Esmeraldo Palhares Alves; Francisco Fagundes da Silva; Ivair Aparecido Brandão; Josué José de Azevedo; José Alves de Lima; Luis Carlos de Amorim; Márcio Rodrigues da Silva; Maricelso Ferreira de Souza; Márcio Sofientini de Gouveia; Pedro Cardoso de Souza; Paulo César Pereira; Reginaldo Aparecido Isaias; e William Ferreira.
Estes homens atuam em todas as áreas da cidade, com atendimento ao público como: rondas preventivas e ostensivas, preservação do meio ambiente, combate a incêndios, assistência social, condução das ações da Defesa Civil de Guaíra e auxílio e apoio a outras forças de segurança da cidade.
“Após 30 anos de serviço, a corporação rende homenagens aos guardas Carlos Roberto de Carvalho e Pedro Cardoso de Souza, que a partir do ano de 2018, serão os primeiros GCMs a se aposentar. A eles o nosso muito obrigado”, destacou o Comandante Paulo Sérgio da Silva.
“Queria também agradecer a todos os guardas pela colaboração durante essas três décadas, e à população, por ter sempre acreditado em nosso trabalho. Nestes anos de serviço prestado, a GCM sente-se com o dever cumprido e pretende realizar o seu centésimo aniversário”, declara Paulo, animado.
A Guarda Civil de Guaíra já atendeu milhares de ocorrências. Mas, ao questionar o comandante sobre a mais inusitada, Paulo relembra de um caso um pouco “assustador”, ocorrido há alguns anos, no cemitério municipal. “Sempre fazíamos ronda pelo cemitério e tínhamos acesso durante à noite. Certa vez, na madrugada de Finados, 02 de novembro, os GCMs Amorim e Oliveira estavam caminhando entre os jazigos quando se depararam, ao longe, com um casal em cima de um túmulo. Eles ficaram meio receosos, mas acionaram o reforço de mais uma viatura e foram conferir. Quando chegava perto, Oliveira se virou para ver se o Amorim estava acompanhando-o e assim que voltou os olhos ao túmulo, o casal, inesperadamente, havia sumido”, conta. “A outra viatura chegou e procuramos este casal por todo o local, mas não encontramos. Há quem não acredite e há quem brinque com a história. Só sei quer isso ficou marcado em nossa corporação”, completa Silva.
HOMENAGEM
Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Jorge Domingos Talarico utilizou a Tribuna Vicente Lacativa para prestar uma homenagem aos GCMs de Guaíra.
“Meu pai [Fábio Talarico], ao lado do Adnaer, acreditou na seriedade e competência desses homens quando criou a SPM. Há 30 anos, Guaíra teria 15 bairros, hoje tem em torno de 60 e a GCM continua atuando em toda a nossa comunidade, com honradez. Presto essa homenagem a estes homens que trabalham, mas também, acima de tudo, doam o seu tempo, a sua vida por Guaíra. Percebamos claramente o amor que ele possuem por essa corporação”, ressaltou o parlamentar.
Apresentação ao primeiro dia de treinamento, ministrado pelo então Sargento PM, Romão Benedito Peres.