Tem início hoje, 09 de junho, a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a Influenza, H1N1, em Guaíra. Nesta fase, serão imunizadas as pessoas portadoras de comorbidades, de deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários e forças armadas.
A novidade é a inclusão do público infanto-juvenil de 12 a 21 anos em medidas socio-educativas que também entrou na 3ª etapa da imunização. Pertencentes a grupos das fases anteriores, que por algum motivo não foram vacinados, podem procurar o posto de saúde para a aplicação. Nas fases anteriores já foram vacinados contra a H1N1, em Guaíra, 5.595 pacientes de um público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde de 14.499 pessoas.
Até agora, já tomaram a dose: 2.831 idosos (60 anos ou mais); 1.719 crianças (entre 6 meses e 6 anos); 539 profissionais de saúde; 268 professores; 194 gestantes e 44 puérperas (que deram à luz recentemente).
VACINA H1N1
Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus. A vacina contra gripe é considerada segura e capaz de reduzir os casos graves, as internações e os óbitos decorrentes da infecção. Segundo o Ministério da Saúde, “a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”.
Desta forma, todos os que fizerem parte da lista de vacinação devem procurar a USF – Unidade de Saúde da Família – de sua referência para tomar a dose contra a gripe; sempre das 13h às 15h30.