Detrito de limpeza de quintal deve ser colocado na guia somente de segunda, terça e quarta-feira. Haverá multa de R$ 125,35 para aqueles que infringirem a Lei
A partir da próxima quinta-feira (11), o departamento de Serviços Urbanos iniciará as autuações contra infratores da limpeza pública que insistirem em colocar entulhos da construção nas ruas e calçadas, bem como lixo de quintal fora dos dias de segunda, terça e quarta-feira.
O governo pretende, com esta iniciativa, deixar a cidade mais limpa e organizada. Os cidadãos já estavam sendo notificados para a limpeza de terrenos baldios, calçadas danificadas ou restos de materiais de construção impedindo a passagem de pedestres, além das placas de anúncios instaladas em locais irregulares.
Agora, a simulação de autuação antes usada pela seção de Limpeza Pública será substituída pela multa de fato, no valor de R$ 125,35 para aqueles que infringirem a Lei Ordinária Municipal nº 1.809/1998.
“Em janeiro a prefeitura realizou palestra com donos de carrinhos ou carroças de animais e jardineiros, orientando que este momento de autuação de entulhos nas ruas e lixo de quintal fora do dia nas vias públicas chegaria, portanto os proprietários de imóveis em obra podem utilizar as caçambas do DEAGUA ou os serviços de ‘carrinheiros’ e ‘carroceiros”, bem como os jardineiros devem ficar atentos quanto ao descarte do produto da jardinagem nas ruas, possível desde que ensacado”, informa o governo municipal.
Quanto à reciclagem de lixo dos prédios municipais, a medida está em vigor desde fevereiro, gerenciada pela Cooperativa de Catadores, que visitou todos os prédios e tem feito a coleta seletiva habitualmente.