
Os encontros foram ministrados de forma on line, totalizando 8 horas de carga, pela professora e audiodescritora Bell Machado, diretora de Acessibilidade cultural da Quesst Consultoria, totalizando uma carga horária de oito horas.

A iniciativa é parte da execução do Plano anual Agenda Cultural 2022 realizou nos dias a capacitação da equipe artística e social, através da Oficina sobre acessibilidade cultural e comunicação acessível, temas da maior importância da comunidade na vida cultural.

Exibição de vídeos com movimentos de corpos, gestualidades e movimentos de expressões faciais, em dança, orquestras, concertos, oficinas e clipes musicais foram alguns dos recursos utilizados durante a capacitação.
“Não existe inclusão social sem o desenvolvimento da autonomia intelectual das pessoas com deficiência. Nesse sentido, é cada vez mais importante a capacitação de profissionais que trabalham na área da inclusão porque dar acessibilidade à cultura por meio da audiodescrição e da Libras, significa ajudar o indivíduo a desenvolver sua autonomia do pensar”, destacou Bell Machado. A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como filmes, fotografias, peças de teatro, entre outros.
Trata-se de um recurso de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual, que atende também a pessoas com deficiência intelectual, déficit de atenção, disléxicos e idosos com baixa acuidade visual. Por meio das descrições das imagens em palavras, a audiodescrição amplia o entendimento das narrativas e das diversas linguagens artísticas, aumenta o repertório imagético, além de contribuir para a formação de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a fruição das artes.
Esta ação integra as medidas de acessibilidade propostas pelo Plano anual Agenda Cultural – PRONAC 212460, realizado pelo Instituto ORM e Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura.
Site inclusivo
Com a capacitação, o Projeto potencializa a oferta de conteúdos de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos, disponíveis no site institucional. No site está disponibilizado vídeo com audiodescrição, texto e libras do glossário das técnicas e conceitos básicos das oficinas de Dança e Música; Vídeos com a autodescrição, texto e libras com a apresentação do professor e do espaço onde as aulas das Oficinas de Artes são realizadas.


