
Garantir o acesso à Internet com qualidade para todas as crianças e adolescentes não é uma causa do IORM, mas da educação e de toda a comunidade. É parte da garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Foi um dos maiores esforços já empreendidos pelo Instituto. Levar computador para acesso à internet para 300 casas em quatro cidades é o resultado de uma ampla campanha realizada pelo IORM junto a grandes empresas. O Instituto recebeu a doação de cerca de US$ 100 mil do Airbnb, de 262 computadores do Banco Itaú Unibanco. Esses equipamentos receberam atualizações e acessórios. As empresas Colorado Máquinas e Colorado Equipamentos doaram recursos e tempo de especialistas em informática para adequação das máquinas com os recursos necessários para a utilização. No total dezenas de outras empresas fizeram doações que permitiram alcançar o objetivo proposto.
Pais e educadores reconhecem que o isolamento social para enfrentamento ao Coronavírus é um grande desafio para a aprendizagem. Os protocolos de distanciamento social determinaram o afastamento de crianças, adolescentes e jovens das salas de aula. Por isso, o acesso às aulas online é fundamental para assegurar a continuidade da aprendizagem.
Pesquisa realizada pelo Instituto junto às famílias dos alunos assistidos nas cidades de Guaíra, Orlândia, Ipuã e Miguelópolis demonstrou que 22% estão passando por algum tipo de dificuldade, notadamente financeira como resultado da Pandemia de coronavírus. Cerca de 90% das famílias informaram ter acesso à internet em casa, porém 80% dessas famílias têm o aparelho celular como o único meio de acesso à internet.
“O acesso à internet pelo celular não é adequado para os estudantes por vários motivos. Celulares têm telas pequenas, o modelo dos aparelhos muitas vezes não têm a memória necessária para armazenar os vídeos e, além do mais, requerem recarga de créditos, o que pode ser um desafio para as famílias. Nossa pesquisa também traz outro ponto problemático: muitas famílias dispõem de um único celular em casa, que geralmente é usado pelos adultos para o trabalho e, portanto, estão pouco disponíveis para que os alunos usem para suas aulas.”, relata a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
“Levantamos junto a cada aluno a melhor forma de atender à sua necessidade. Há casas em que apenas o acesso à internet já é suficiente para garantir o acesso às aulas, em outros casos, nossa campanha vai levar até o aluno o computador e para os que não tem também a rede”, informa Maria Inês. Ela lembra que o acesso à internet, além de assegurar o acesso às aulas do IORM também será muito importante para o ensino escolar.

