O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) anuncia a abertura das Oficinas Formativas de Bordado, que dão início à programação da Escola de Artes “Aprendizes de Linha e Agulha”. As oficinas gratuitas, foram iniciadas no dia 04 de setembro no IORM de Guaíra e oferecem a oportunidade para quem deseja aprender e valorizar os saberes tradicionais da arte têxtil, tanto manual quanto em máquina mecânica.
A programação das oficinas de bordado acontecerá às quintas-feiras e tem como foco o aprendizado de diferentes técnicas. A oficina de bordado a máquina mecânica, com ênfase em “Rechilieu”, será ministrado das 8h30min às 11h30min. Já as turmas de bordado manual no bastidor, com aulas de uma hora e quarenta e cinco minutos, serão oferecidas em dois horários: das 13h às 14h45 e das 14h50min às 16h35min, com as duas turmas já esgotadas. A previsão é que a oficina de bordado manual tenha um total de quatro aulas, enquanto o de bordado à máquina terá seis.
As Oficinas de bordado tiveram as vagas esgotadas. Nova fase das oficinas serão realizadas para aprofundamento do conteúdo, mas ainda não há datas definidas.
As oficinas fazem parte do Projeto Tramas do Interior, uma iniciativa do IORM e Ministério da Cultura, por meio do Plano Anual Agenda Cultural 2025. O projeto é composto por três frentes: a Escola de Artes, o Grupo de Voluntariado, que atua como multiplicador de saberes, e o Ateliê de Base em Guaíra, que será um espaço permanente para oficinas e exposições.
Ao final da jornada, os trabalhos produzidos pelos participantes serão reunidos em uma Exposição Coletiva, que dará visibilidade ao processo criativo e valorizará o trabalho manual como expressão artística e cultural.