IORM forma educadores em contação de histórias nas Bibliotecas do Sistema Energia do Conhecimento

Cidade
Guaíra, 11 de maio de 2025 - 09h37

As histórias só existem porque há quem as conte. Com base nesse princípio, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, está promovendo a formação especializada em contação de histórias para os profissionais de educação que atuam nas três bibliotecas mantidas pelo Instituto, nos núcleos de Guaíra, Ipuã e Miguelópolis.

A primeira oficina foi realizada no dia 20 de fevereiro, no Núcleo do IORM em Orlândia, reunindo toda a equipe das bibliotecas. A condução das atividades está a cargo da atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago. A formação vai se estender até outubro, com encontros mensais realizados em formato de oficinas.

Nos dias 24 e 25 de abril, a formação incluiu a visita presencial de Poliana às três bibliotecas do IORM, proporcionando momentos de troca e aprofundamento com as equipes locais.

A proposta das oficinas é a de proporcionar às participantes uma imersão na arte de ouvir e contar histórias, explorando diferentes estruturas narrativas, formas de apresentação, obras da literatura infantil, elementos do imaginário popular e a construção de um repertório pessoal. Também são abordadas técnicas de mediação de leitura e estratégias para fortalecer o vínculo afetivo entre leitores e livros.

“A arte milenar de contar histórias estimula o interesse pela leitura em crianças, jovens e adultos, além de promover o encontro humano e a construção de vínculos”, destaca Valéria Pasetto, coordenadora artística do IORM.

A formação A Arte de Ouvir e Contar Histórias representa uma oportunidade única para a equipe das bibliotecas desenvolver habilidades e ampliar conhecimentos, promovendo a leitura e a literatura de forma criativa e sensível. O objetivo é o de fortalecer o papel das bibliotecas como espaços acolhedores e inspiradores, capazes de despertar o encantamento pelos livros e pelas histórias.

A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – Pronac, realizado pelo Ministério da Cultura e IORM.

 


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente