IORM Guaíra recebe a visita do Deputado Estadual Leo Oliveira, que destinou emenda ao Cine Energia

Cidade
Guaíra, 22 de maio de 2024 - 08h59

“Somos parceiros de entidades sociais que fazem a diferença em nossa comunidade. O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM transforma a vida de milhares de crianças de adolescentes de Guaíra, Miguelópolis, Ipuã e Orlândia. A única ferramenta capaz de mudar o mundo é a educação. E o IORM faz a inclusão pela educação e pela cultura. Como parlamentar, tenho orgulho por ter destinado recursos que foram tão bem usados.”, essas foram as palavras do Deputado Estadual Leo Oliveira ao concluir sua visita ao Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, na manhã do dia 17 de maio.

O Deputado foi recebido pela fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça e por Dázio Vasconcelos, na visita ao Cine Energia, o Cinema de Guaíra, que foi equipado com projetor de cinema profissional, com os recursos de cerca de R$ 200 mil, da emenda parlamentar destinada pelo deputado Leo Oliveira, que representaram cerca de 50% do preço final do equipamento.

Participaram da visita do parlamentar a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, o gerente Executivo do Instituto, Rafael Albuquerque Braghirolli, a coordenadora Artística, Valéria Pasetto, a coordenadora de Projetos, Janaína Amadeu, o gestor financeiro Fabio Gracioli Fávaro, a secretária Elaine Carniel Mian, além de educadores e colaboradores do Instituto.

Acompanhado por assessores e pela imprensa local, o Deputado Estadual Leo Oliveira fez uma visita guiada às instalações do Núcleo, recebendo informações do gerente Executivo, sobre como os espaços se adequam à missão do Instituto, de formar pessoas para a plena cidadania. Ele foi apresentado aos colaboradores do IORM. Ele visitou a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento e recebeu informações sobre seu funcionamento da colaboradora Laura Alves. Quis saber mais sobre os cursos que o IORM promove em parceria com o Senac, na Sala Arroba e na cozinha piloto, recebendo informações da coordenadora do Conselho do IORM.

Ele ouviu a coordenadora do Projeto Guri Polo IORM Guaíra, Helen Rodrigues, falar sobre a importância do trabalho desenvolvido. E acompanhou com carinho e atenção apresentações de dança. A professora Luane Martins fez a leitura de um bilhete emocionado, escrito por uma aluna, sobre o impacto que a Usina da Dança tem em sua vida: “…não é só vir e dançar. Não é só copiar o movimento, é se expressar através dele.  Pela dança expresso o que sinto na alma… A dança tem seus ciclos, como a vida: encanta, espanta, começa e termina. No primeiro espetáculo vem a dor, mas logo se transforma em amor e subimos ao palco da vida, enfrentando difíceis momentos… Então é sobre trabalhar em grupo e superar os desafios juntos… O espetáculo da vida”.

Leo Oliveira conferiu de perto o salão e o espaço reservados à prática esportiva, aproximando-se da realidade do trabalho que o IORM realiza em Guaíra. Ele ficou visivelmente emocionado ao constatar o alcance e abrangência da atuação do Instituto. No cinema, como um espectador comum, saboreou a pipoca do Cine Energia, assistiu ao curta Tamara, que fala, sobretudo, de esperança.

Trabalho e união

“Essa foi a primeira sede do IORM, construída e cedida em comodato pelo Grupo Colorado com recurso do BNDES. Esse espaço, já tinha a finalidade de ser um clube para os funcionários do Grupo Colorado, meu saudoso pai, que dá nome a nosso Instituto e a este núcleo, já nos havia confiado essa missão. Acreditamos que este é um equipamento de uso público digno de países de primeiro mundo.

Além de ser um Centro Cultural, aberto à comunidade, aqui é, antes de tudo, o nosso Clube do Bem, onde nossos funcionários fazem campeonatos diversos, participam de grandes festas e até mesmo de reuniões familiares. Nós acreditamos que o lazer é um direito de toda pessoa, porque traz felicidade, convívio e isso é muito importante.

Aqui, neste lugar tem muito trabalho, tem muita união. Muitas mãos têm contribuído para tornar esse sonho uma realidade. Em todo este espaço desenvolvemos uma intensa programação de arte, cultura, educação, lazer, por meio do Projeto Agenda Cultural, também com recursos da Lei Rouanet.

E passamos a contar, também, com uma Sala de Cinema, que subiu de status e agora é o nosso Cine Energia. Fiquei maravilhada com a possibilidade de oferecer uma sala de projeção para Guaíra. Eu cresci em uma cidade pequena e sei como é escassa a oferta de entretenimento de qualidade. Foi uma conquista, de certa forma pessoal, ofertar aos guairenses este espaço cultural.

Guaíra sabe que pode contar com o IORM para transformar a infância e a adolescência em uma experiência mais rica e bela, que dê bons frutos no futuro.

E nós, do IORM, sabemos que contar com homens públicos para avançarmos ainda mais em direção aos sonhos de uma sociedade mais justa, equilibrada e livre da violência.”, finalizou a fundadora do IORM, que entregou ao Deputado uma placa comemorativa para marcar a data.


TAGS:

OUTRAS NOTÍCIAS EM Cidade
Ver mais >

RECEBA A NOSSA VERSÃO DIGITAL!

As notícias e informações de Guaíra em seu e-mail
Ao se cadastrar você receberá a versão digital automaticamente