
“O projeto Agenda Cultural leva o cinema para as escolas da rede pública, discutindo temáticas importantes para crianças e adolescentes, e debatendo questões como a diversidade, por meio da exibição de filmes com audiodescrição, libras e legenda. Desde cedo devemos falar sobre os valores de cidadania, solidariedade e direitos e deveres de todos”, salienta a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
Os encontros com educadores tiveram o objetivo de permitir que professores e alunos possam selecionar os filmes para os debates, assegurando que os conteúdos dessas obras sejam trabalhados de forma interdisciplinar e que tenha um significado verdadeiro para os alunos e professores.
Em Guaíra, o encontro do IORM com educadores foi realizado na manhã de 2 de março, na Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. A áudio descritora Bell Machado e a assistente Social do IORM Ana Claudia Rodrigues Lima receberam as supervisoras de Ensino da Educação Infantil, Naiara Borghetti e Livea Garcia Freitas, Lais Marques, coordenadora da CEI Josefina Rawagnani Caligaris; Lucélia Garcia, coordenadora da CEI Olga Abdala Jabbour; Debora Mouraria, coordenadora da CEI Waldemar Chubaci; Elaine Dezem, coordenadora da CEI Dirce Barros Lelis; Aparecida Caetano, coordenadora EMEF Padre Mário Lano; Dalva Conceição Pereira Oliveira, coordenadora da EMEF Francisco Gomes de Souza; Catia Silvene de Lima, coordenadora EMEF Professora Vera Lucia Vitali e Carla Cristina da Silva, coordenadora da EMEF Vicencina Vaccaro Morsoleto.

Miguelópolis recebeu a reunião de planejamento para realização dos debates audiovisuais na manhã de 3 de março, na Secretaria Municipal de Educação com a presença da secretária de Educação do município, Joelcy Rita dos Passos, dos coordenadores da EMEB Capitão Emídio, Lázaro de Carvalho Rodrigues e da EMEB Professora Maria Peralta Cunha, Janaina Jorge Agostinho; das diretoras da EMEB Jacinta Barbosa de Freitas, Maria Benedita Soares da Silva e da EMEB Vereador Alceu Barbosa, Fabíola Garcia Tosta Barbosa Rodrigues. O encontro também teve as participações da áudio descritora Bell Machado e da assistente social do IORM Anelisa Perticarrari.
“Os participantes do encontro definiram que os professores realizariam o mapeamento das sugestões de títulos para que a áudio descritora pudesse realizar a curadoria e seleção final dos filmes. Também foi decidido que no mês de maio será iniciada a execução dos debates audiovisuais que terão como mediadora a Bell Machado.”, informa a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pasetto.
Os Debates integram o Plano anual Agenda Cultural realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Ministério da Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e será executado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura.


