
Poste sem luz, trens parados, congestionamento por problemas no semáforo. Sintomas visíveis nas grandes cidades com a mesma origem: o furto de fios de cobre.
Muitas cidade estão buscando meios de amenizar este grande problema como o que aconteceu na cidade de Itapira/Sp onde a Câmara Municipal, aprovou por unanimidade na última quinta-feira, 18, durante a 27ª sessão ordinária de 2022, o projeto de lei nº 57/22, de autoria do chefe do Poder Executivo, que dispõe sobre a comprovação da origem dos materiais metálicos recicláveis e cadastro de fornecedores.
Na prática, o projeto pretende que as empresas que desenvolvem atividades comerciais como recicladoras, que compram material metálico para a reciclagem, que exercem a atividade de recuperação de materiais metálicos e que operam como comércio de ferro velho ou sucatas, localizadas no município, mantenham registros que comprovem a origem dos fios de cobre e fios metálicos em geral, arames, peças, placas, tubos, tampos e outros do gênero, em aço, cobre, alumínio, ferro ou outro material que adquirirem.
De acordo com o projeto, as empresas deverão cadastrar, no ato da compra, os fornecedores dos materiais, mediante a apresentação de um documento oficial de identidade e a informação de seu respectivo endereço, contendo também a descrição do material comprado, a quantidade e a data da compra.
Fonte:Grupo Eu Amo Itapira

